PT
BR
Pesquisar
Definições



balças

A forma balçasé [feminino plural de balçabalça].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
balçabalça
( bal·ça

bal·ça

)


nome feminino

1. Extensão de mato alto. = BALCEIRA, BALCEIRO, MATAGAL

2. Tapume vegetal feito com plantas enraizadas, usado para dividir ou proteger um terreno. = CERCA VIVA, SEBE

3. [Biologia] [Biologia] Conjunto de ramais de coral.

4. Capa de palha para resguardar louça ou vidro. = ANGARILHA

etimologiaOrigem etimológica:latim vulgar *baltea, alteração de latim balteus, -i, cinturão, boldrié, cinto, cinta.

iconeConfrontar: balsa.
balçasbalças


Dúvidas linguísticas



"Rastreabilidade" pode ou não ser usada em português correcto?
A palavra rastreabilidade (com o significado “qualidade do que é rastreável”), apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários de língua portuguesa à nossa disposição, apresenta uma formação correcta (de acordo com o paradigma -ável / -abilidade), pelo que o seu uso é possível. O adjectivo rastreável (de rastrear + sufixo -ável), apesar da sua formação correcta e da sua relativa frequência, apenas se encontra registado no Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras.



Sou de Recife e recentemente tive uma dúvida muito forte ao pensar sobre uma palavra: xexeiro, checheiro ou seixeiro (não sei na verdade como se escreve e se tem, realmente, uma forma correta). Essa palavra é usada para dizer quando uma pessoa é "caloteiro", mau pagador. Em Recife é comum ouvir isso das pessoas: fulano é um "xexeiro". Gostaria de saber de onde surgiu esse termo. Fiquei pensando o seguinte: seixo é uma pedra dura e lisa e quando uma pessoa está com pouco dinheiro dizem que ela está "lisa" ou "dura". Então na verdade o certo seria seixeiro. Essa é a minha dúvida.
A forma correcta é seixeiro, que, segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, deriva mesmo de seixo, “calote”, acepção que o referido dicionário também regista como regionalismo nordestino.