PT
BR
Pesquisar
Definições



bafejo

A forma bafejopode ser [primeira pessoa singular do presente do indicativo de bafejarbafejar] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
bafejobafejo
|â| ou |ê| ou |âi| |ê|
( ba·fe·jo

ba·fe·jo

)


nome masculino

1. Bafo exalado de uma vez.

2. Sopro.

3. [Figurado] [Figurado] Protecção; auxílio.

etimologiaOrigem etimológica:derivação regressiva de bafejar.
bafejarbafejar
( ba·fe·jar

ba·fe·jar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo intransitivo

1. Exalar bafo. = BAFAR


verbo transitivo

2. Soprar brandamente.

3. Aquecer com o bafo.

4. [Figurado] [Figurado] Auxiliar; acariciar.

etimologiaOrigem etimológica:bafo + -ejar.


Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber se o correto é às vezes ou as vezes. O as é com crase ou sem?
Sem um contexto específico não é possível determinar qual a expressão correcta. Se pretender utilizar uma locução que indica "em algumas ocasiões", deverá utilizar às vezes, expressão sinónima de por vezes ou algumas vezes (ex.: às vezes, perco a paciência). Se pretender referir apenas "os momentos, as ocasiões", deverá utilizar a expressão as vezes (ex.: são poucas as vezes em que perco a paciência).



Tenho ouvido pronunciar a palavra taquicardia de duas maneiras diferentes e há muito que tenho esta dúvida. Como a devo pronunciar? Acentuando a última sílaba -ía, ou a penúltima -árdia?
A palavra taquicardia é uma palavra grave, isto é, tem o acento de intensidade na pronúncia da penúltima sílaba -di- (-a é a última sílaba), preconizado pelo étimo grego kardía (“coração”). Não havendo um acento gráfico que indique o contrário ou outro contexto que justifique acentuação de intensidade diferente, a palavra segue a regra de acentuação mais geral em português que torna grave a esmagadora maioria das palavras. A pronúncia desta palavra com acento de intensidade na antepenúltima sílaba (-car-) é incorrecta e desaconselhada; se esta palavra fosse esdrúxula, teria de apresentar acento gráfico (*taquicárdia; o asterisco indica incorrecção ortográfica), como todas as palavras esdrúxulas do português (ex.: fábrica, férreo, ínsula, vómito, súbdito).