Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

azul-de-metileno

azul-de-metilenoazul-de-metilenoazul de metileno | n. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

a·zul·-de·-me·ti·le·no |ê|a·zul·-de·-me·ti·le·no |ê|a·zul de me·ti·le·no |ê|


nome masculino

[Química]   [Química]  Composto químico aromático (C16H18CIN3S), usado como corante e desinfectante.

Plural: azuis-de-metileno.Plural: azuis-de-metileno.

• Grafia no Brasil: azul de metileno.

• Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: azul de metileno.
• Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: azul-de-metileno


• Grafia em Portugal: azul-de-metileno.
pub

Parecidas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

, linezolida (um antibiótico) e cloreto de metiltiolina (também designado por azul-de-metileno , utilizado para o tratamento de metemoglobinema)” . Ora, tal risco não é poema. Imaginemos – por mais absurdo – que o bom Pascoaes sofria de uma alergia. Uma alergia, logo ele, à Saudade, por exemplo. Naturalíssimo

Em daniel abrunheiro

hidrometeorológico do país disse que a coloração da neve pode ter sido causada por fugas de cobalto ou azul de metileno . * Putin está a transformar a Rússia numa pocilga ambiental. .

Em a peida é um regalo ... do nariz a gente trata

marinho, azul ultramarino, azulão, azul cobalto, azul turquesa, azul anil, azul da china, azul porcelana, azul cinza, azul elétrico, azul desmaiado, azul de metileno , azul lavanda, azul lápis-lazúli, blue jeans... denominações de azuis era 111, mas acho que já inventamos mais algumas. Acrescente…

Em correio selado

verde, usando os corantes redox disponíveis no comércio: azul de metileno , vermelho neutro e verde ácido. Além dos corantes, a camada de "tinta" recebe nanocristais de óxido de titânio e um agente espessante chamado HEC (hidroxietil celulose). O corante que muda de cor pode ser aplicado em diversos

Em freetea.blogs.sapo.pt

, sorine e outros menos votados) e nunca tive melhora. Um dos meus filhos teve catapora (eu nunca tive). Ele ficou uma semana confinado dentro do quarto e era eu quem levava sua alimentação e preparava seus banhos (com azul de metileno ). A catapora não chegou nem perto de mim. Quando uma virose aparece

Em auto-hemoterapia.blogs.sapo.ao
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Diz-se o meu cabelo foi corto ou o meu cabelo foi cortado?
O verbo cortar apenas admite o particípio passado cortado, pelo que, das frases que refere, a única correcta é o meu cabelo foi cortado.



Apesar de ter lido as várias respostas sobre o assunto, ainda me restam duas dúvidas quanto ao hífen: carbo-hidrato ou carboidrato? Uma vez que contra-ataque tem hífen, o correto é escrever contra-indicação em vez de contraindicação?
A aposição prefixal de elementos de composição de palavras começadas por h suscita geralmente dúvidas, devido ao facto de as regras para a manutenção ou elisão do h não serem coerentes nem inequívocas.

Se com alguns elementos de formação o h se mantém (sempre antecedido de hífen, como em anti-higiénico, co-herdeiro ou sobre-humano), com outros, como é o caso de carbo-, a remoção do h é permitida. Sendo assim, e seguindo os critérios da tradição lexicográfica, deverá grafar-se carboidrato e não carbo-hidrato.

Segundo o Acordo Ortográfico de 1945, o elemento de composição contra- apenas se hifeniza quando precede elemento começado por vogal, h, r ou s (ex.: contra-argumento, contra-indicação, contra-harmónico, contra-reforma, contra-senha).

Com a aplicação do novo Acordo Ortográfico de 1990 (ver base II e base XVI), o elemento de composição contra- apenas se hifeniza quando precede elemento começado por h ou por a, a mesma vogal em que termina (ex.: contra-harmónico, contra-argumento), aglutinando-se nos restantes casos, havendo duplicação da consoante quando o elemento seguinte começa por r ou s (ex.: contraindicação, contrarreforma, contrassenha).

pub

Palavra do dia

gas·troc·né·mi·o gas·troc·nê·mi·o


(gastro- + cnémio)
adjectivo e nome masculino
adjetivo e nome masculino

1. [Anatomia]   [Anatomia]  Diz-se de ou músculo da barriga da perna (ex.: músculo gastrocnémio; dor à palpação dos gastrocnémios). = GEMELO, GÉMEO

adjectivo
adjetivo

2. [Medicina]   [Medicina]  Relativo a ou localizado nesse músculo da barriga da perna (ex.: trombose venosa gastrocnémia; veia gastrocnémia).


• Grafia no Brasil: gastrocnêmio.

• Grafia no Brasil: gastrocnêmio.

• Grafia em Portugal: gastrocnémio.

• Grafia em Portugal: gastrocnémio.
pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/azul-de-metileno [consultado em 09-12-2021]