Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

autoajuda

auto-ajudaautoajudaauto-ajudaautoajuda | n. f.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

au·to·-a·ju·da au·to·a·ju·da au·to·-a·ju·da au·to·a·ju·da


(auto- + ajuda)
nome feminino

Conjunto de técnicas, orientações, informações ou práticas que se destinam à resolução de problemas de carácter psicológico através dos recursos do próprio indivíduo (ex.: livro de auto-ajuda).

Plural: auto-ajudas.

• Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: autoajuda.
• Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: auto-ajuda.


• Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: autoajuda.
• Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: auto-ajuda

pub

Parecidas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

género literário que mais vende (os livros de autoajuda estão fora da lista..

Em largo da memória

artes mágicas dum diretor está lá perto deste famoso casal .... MAS É OUTRO ASSUNTO QUE HOJE TEM QUE SER ABORDADO E , AQUI ENTRA , A TAL AUTO-AJUDA DE QUE VOS FALEI . VAMOS LÁ !

Em Reencontros

A novidade do dia é: chamaram-me “personalidade relevante “ num jornal! Está escrito. Embrulhem. ;)(Infelizmente só me deixam falar 4 minutos. Se contar uma anedota que demora dois (li num manual de auto-ajuda que é sempre boa ideia contar uma anedota) depois só me sobram dois minutos para dizer ao

Em Dedos de Conversa

de autoajuda , embora assumindo uma forma bastante diferente do comum, mas é também a história...

Em As Leituras do Corvo

Não aceito este texto como autoajuda , independentemente das prateleiras das livrarias onde o coloquem..

Em infotocopiavel
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


O que quer dizer metrossexual?
O termo metrossexual (neologismo formado a partir de metropolitano + heterossexual) foi, ao que consta, usado pela primeira vez em 1994 pelo escritor britânico Mark Simpson, para designar um homem heterossexual, entre os 25 e os 45 anos, que vive nas grandes cidades (metrópoles), dotado de um acentuado sentido estético que se reflecte no seu aspecto físico e no seu estilo de vida, com tempo e dinheiro para gastar em roupas de marca, produtos de beleza e até cirurgia estética. O futebolista David Beckham é apontado como o metrossexual por excelência.



Ao conjugar no site do dicionário o verbo adequar vi os vários tempos que possui. Entretanto causou-me dúvida, pois, em um livro da Profa. Laurinda Grion, 400 erros que um executivo comete ao redigir, ela diz que o verbo adequar é defectivo. No modo presente do indicativo seria conjugado somente nas 1a. e 2a. pessoas do plural. Favor esclarecer-me o que é o correto.
Nem sempre há consenso entre os gramáticos quanto à defectividade de um dado verbo. É o que acontece no presente caso, entre a obra que referencia e, por exemplo, o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, que também conjuga o verbo adequar em todas as suas formas. A este respeito convém talvez transcrever o que diz Rebelo Gonçalves (que conjuga igualmente o referido verbo em todas as formas) no seu Vocabulário da Língua Portuguesa (1966: p. xxx):

"3. Indicando a conjugação de verbos defectivos, incluímos nela, donde a onde, formas que teoricamente podem suprir as que a esses verbos normalmente faltam. Critério defensável, parece-nos, porque não custa admitir, em certos casos, que esta ou aquela forma, hipotética hoje, venha a ser real amanhã; e, desde que bem estruturada, serve de antecipado remédio a possíveis inexactidões."

O Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa refere ainda, s. v. -equar que "os poucos verbos da língua com essa terminação (adequar, coadequar, inadequar) são tidos como conjugáveis, regularmente, só nas formas arrizotônicas; modernamente, porém, ocorrem formas rizotônicas segundo dois padrões - adéquo/adequo, adéquas/adequas, etc." Uma última ressalva: o dicionário on-line que consultou reflecte a norma europeia do português, em que há uma clara preferência pelas formas com -u- tónico nas formas rizotónicas: adequo, adequas, adequa, adequam; adeqúe, adeqúes, adeqúe, adeqúem (em vez do que parece ser mais frequente no Brasil: adéquo, adéquas, adéqua, adéquam; adéqüe, adéqües, adéqüe, adéqüem).

pub

Palavra do dia

fa·u·len·to |a-ù|fa·u·len·to |a-ù|


(faúla + -ento)
adjectivo
adjetivo

Que lança faúlas ou fagulhas. = FAGULHENTO, FAULHENTO

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/autoajuda [consultado em 08-12-2021]