Significado de atingir-se-mo

    A forma atingir-se-mopode ser [infinitivo de atingiratingir], [primeira pessoa singular do futuro do conjuntivo de atingiratingir], [primeira pessoa singular infinitivo flexionado de atingiratingir], [terceira pessoa singular do futuro do conjuntivo de atingiratingir] ou [terceira pessoa singular infinitivo flexionado de atingiratingir].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    atingiratingir
    ( a·tin·gir

    a·tin·gir

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Chegar justamente a.

    2. Compreender.

    3. Alcançar.

    4. Acertar em.

    etimologiaOrigem:latim attingo, -ere, tocar em, alcançar, chegar a, confinar com.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "atingir-se-mo" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    ecdémico | adj.

    Que se manifesta isoladamente, não atingindo em massa a população (ex.: doença ecdémica)....


    entanguido | adj.

    Que está tolhido de frio; que se entanguiu....


    preciso | adj.

    Que faz falta (ex.: fez uma lista de tudo o que era preciso para a viagem)....


    Pertencente ou relativo à psicologia....


    tocado | adj.

    Em que se tocou....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "atingir-se-mo" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Minha dúvida de hoje se refere ao uso dos advérbios com terminação -mente. Exemplos: diretamente, comercialmente, industrialmente... São palavras não dicionarizadas, porém citadas no próprio dicionário na definição de outras palavras. Já a palavra conseqüentemente, muito usada na linguagem coloquial, também não é dicionarizada, mas imagino ser um erro ortográfico. Verdade? Gostaria de ter uma explicação a respeito da formação/construção desses advérbios (terminados em -mente). Creio estar no radical a chave do problema. No entanto, gostaria de ter mais segurança ao escrevê-los. Como saber se é um erro ou não, se nem todos os advérbios falados no dia-a-dia estão dicionarizados?


      Gostaria que me esclarecessem acerca da leitura da palavra austero. Na 2ª sílaba dever-se-á ler como uma vogal aberta ou fechada? Ainda que a palavra em questão não contenha qualquer acento, qual a forma de leitura: áustero ou austéro?