Significado de assumires-no-la

    A forma assumires-no-lapode ser [segunda pessoa singular do futuro do conjuntivo de assumirassumir] ou [segunda pessoa singular infinitivo flexionado de assumirassumir].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    assumirassumir
    ( as·su·mir

    as·su·mir

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Tomar sobre si ou como seu. = AVOCAR

    2. Encarregar-se de.

    3. Apresentar determinado ar ou aparência (ex.: assumir uma cara séria). = ADOTAR, EXIBIR, MOSTRAR, OSTENTAR, PÔR

    4. Chegar até determinado ponto (ex.: o incêndio assumiu proporções gigantescas). = ALCANÇAR, ATINGIR

    5. Reconhecer como verdadeiro, possível ou hipotético. = ADMITIR

    verbo pronominal

    6. Aceitar, mostrar ou reconhecer publicamente determinado estado ou condição (ex.: ainda não se assumiu como candidato). = DECLARAR-SE, REVELAR-SE

    etimologiaOrigem:latim assumo, -ere, tomar, tomar para si, adaptar, atribuir, aplicar.

    Secção de palavras relacionadas

    iconeConfrontar: assomar.

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "assumires-no-la" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    amiúde | adv.

    Com frequência; muitas vezes (ex.: o escritor assume, amiúde, um tom paternalista)....


    proteico | adj.

    Que tem muitas formas....


    assumido | adj.

    Que se assumiu (ex.: compromisso assumido)....


    De modo assumido (ex.: ele é assumidamente desorganizado)....


    Que pode assumir várias formas (ex.: adenoma pleomórfico; bactérias pleomórficas)....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "assumires-no-la" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      A expressão "para inglês ver", utilizada no Brasil, tem o sentido de algo que é feito apenas para atender uma formalidade, sem funcionar na prática, ou significa algo que tem ares de perfeição, de excelência na sua qualidade?


      Venho por este meio pedir que me tirem uma dúvida relacionada com a palavra bolor: a correcta pronunciação da palavra acima referida é "bolor" (com o mesmo tipo de fonologia que existe em, por ex.: ardor ou timor) ou "bolór" (obviamente sem o uso do acento que coloquei, mas com um som como em pior ou maior). Pessoalmente penso que se pronuncia sem nenhum tipo de acentuação, mas desde que vim estudar para o Porto estou rodeado de gente que diz o contrário.