Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

assíncrono

assíncronoassíncrono | adj.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

as·sín·cro·no as·sín·cro·no


(a- + síncrono)
adjectivo
adjetivo

1. Que não se realiza ao mesmo tempo que outro (ex.: eventos assíncronos).SIMULTÂNEO

2. Que não ocorre em tempo real (ex.: aulas assíncronas).


SinónimoSinônimo Geral: ASSINCRÓNICO
AntónimoAntônimo Geral: SINCRÓNICO, SÍNCRONO

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "assíncrono" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Assíncrono torna o corpo: daí beber — tal sede, repito, que te dobra e pede...

Em Alfinete d'Ama

...eram automática e sistemáticamente relegados para o saco do lixo dos dias, um saco assíncrono e talvez por isso sempre cheio..

Em Don Vivo

...ocupar 70% do tempo letivo, sendo os restantes 30% reservados para trabalho autónomo ou assíncrono ..

Em VISEU, terra de Viriato.

Para isso, os docentes podem utilizar as seguintes atividades, no modelo assíncrono , assegurando uma aprendizagem efetiva (adaptado de Dunlap e Stouppe, 2007): Aprender/ Conhecer Apresentação...

Em bibliotubers.com

, devendo a plataforma conter formatos de trabalho síncrono e assíncrono , complementando-se assim as diversas hipóteses de contacto"..

Em PROFESSORES LUSOS
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


No programa de hoje da R.T.P. " Bom Dia Portugal" na rubrica "Em bom português", questiona-se se deve dizer: duzentas gramas ou duzentos gramas? Afirma-se que a resposta correcta é: "duzentos gramas" porque grama é um submúltiplo do quilograma. Ora, eu tenho apenas a quarta classe do ensino primário de 1951, mas nesse tempo aprendi que grama, metro, caloria, etc. são unidades e quilograma, quilómetro, quilocaloria, etc, são múltiplos com mil unidades. Como gosto de falar o melhor Português, (dentro das minhas limitações literárias) gostaria de obter uma explicação, mais convincente ou de saber se, pela mesma razão, deve dizer-se "duzentos calorias"?
De facto, o argumento referido é pouco claro. O motivo por que a resposta é "duzentos gramas" é porque grama, enquanto unidade de medida, é um substantivo masculino, como pode verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. É por essa razão que quilograma, formado pela junção do prefixo quilo- ao substantivo grama, é masculino, e não o contrário.



Tenho uma séria dúvida em relação à palavra logotipo. Gostaria de saber exactamente como se escreve, com acento ou sem acento: logotipo ou logótipo. No vosso dicionário aparece logótipo.
A forma esdrúxula ou proparoxítona (logótipo) é mais correcta, uma vez que o elemento de formação -tipo (do gr. týpos ‘marca, símbolo’) pressupõe a formação de palavras esdrúxulas e não graves (ex.: estereótipo, fotótipo). Apesar disso, a variante grave (logotipo) é bastante usual hoje em dia, pelo que já é registada em alguns dicionários de língua portuguesa actuais, sendo no entanto considerada menos correcta que a forma esdrúxula (logótipo).
pub

Palavra do dia

pi·na·co·te·ca |é|pi·na·co·te·ca |é|


(latim pinacotheca, -ae, do grego pinakothêke, -és)
nome feminino

1. Museu de obras de pintura.

2. Colecção de obras de pintura.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/ass%C3%ADncrono [consultado em 18-05-2022]