PT
BR
Pesquisar
Definições



arruelas

A forma arruelasé [feminino plural de arruelaarruela].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
arruelaarruela
|é| |é|
( ar·ru·e·la

ar·ru·e·la

)


nome feminino

1. Chapa redonda que se mete na cavilha ou no parafuso, para distribuir a pressão. = ANILHA, NINA

2. [Heráldica] [Heráldica] Peça circular de ouro ou prata sem marca. = BESANTE, ROEL

3. [Ourivesaria] [Ourivesaria] Pedaço de prata vazado no tijolo.

4. [Portugal: Estremadura] [Portugal: Estremadura] Poço onde se juntam as águas dos terrenos mais altos, para dali se escoarem por sarjetas.



Dúvidas linguísticas



Utilizo com frequência o corrector linguístico, constituindo este uma importante ferramenta de trabalho. Constatei que, ao contrário do que considerava, a palavra pátio tem esta ortografia, e não páteo. Gostaria que me informassem se existiu algum acordo ortográfico recente ou se, pelo contrário, a ortografia actual sempre foi a correcta.
Já no texto da base IX do Acordo Ortográfico de 1945 (e na base V do Acordo Ortográfico de 1990), é referida a forma pátio, pelo que esta é a única forma considerada correcta.

É no entanto algo frequente a utilização da forma páteo, nomeadamente em estabelecimentos comerciais; esta forma pode ser considerada uma grafia mais antiga, de uma altura em que as convenções ortográficas ainda não tinham estabilizado a grafia do português.




Gostava que me dessem a expressão latina, e utilizada em português, "per seculum e seculorum..." se possível. Não sei se está correcta na forma apresentada, poderão corrigi-la?
A expressão latina deverá ser per saecula saeculorum. Esta é uma locução adverbial, formada pela preposição per “por”, pelo substantivo neutro saeculum no acusativo plural e pelo mesmo substantivo saeculum no genitivo plural e pode ser traduzida literalmente como “pelos séculos dos séculos” e, menos literalmente, como “para todo o sempre”. Relativamente ao substantivo saeculum, é possível a grafia saeclum e ainda, menos correctas, as grafias seculum e seclum.