Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

arribas

arribasarribas | n. f. pl.
2ª pess. sing. pres. ind. de arribararribar
fem. pl. de arribaarriba
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

ar·ri·bas ar·ri·bas


nome feminino plural

Ribas; encostas que marginam o rio.


ar·ri·bar ar·ri·bar

- ConjugarConjugar

(a- + riba + -ar)
verbo intransitivo

1. [Marinha]   [Marinha]  Entrar num porto ou aproximar-se da costa (ex.: por motivo de força maior, o navio teve de arribar).

2. [Marinha]   [Marinha]  Aproar a sotavento.

3. Chegar a um lugar.

4. [Figurado]   [Figurado]  Escapar de uma doença e ir retomando forças.

5. Ganhar ânimo. = ANIMARDESANIMAR


ar·ri·ba ar·ri·ba


(a- + riba)
nome feminino

1. Costa alta e escarpada. = RIBA, RIBANCEIRA

2. Margem elevada de rio. = RIBA, RIBANCEIRA

3. Costa com rochedos escarpados à beira-mar. (Mais usado no plural.)Ver imagem = FALÉSIA

advérbio

4. Acima; adiante.

interjeição

5. Acima!

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "arribas" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...é a do Canavial, com a sua água límpida em perfeita harmonia com rochas, arribas , grutas e algares, que atraem gente de todo o mundo — não só...

Em sorumb

...as curvas, subidas e descidas que o Trilho dos Pescadores (Rota Vicentina) faz pelas arribas mas, de repente, ali está ele com toda a altivez..

Em Urban Sketchers Portugal

...as curvas, subidas e descidas que o Trilho dos Pescadores (Rota Vicentina) faz pelas arribas mas, de repente, ali está ele com toda a altivez..

Em bonecos de bolso

Parque internacional das Arribas do Douro, Zamora, Miranda do Douro, Freixo de Espada à Cinta..

Em intergalacticrobot

Em resultado desta acção formam-se os litorais de erosão, ou catamórficos, caracterizados por arribas , ou falésias alcantiladas, que recuam à medida que aumenta a plataforma litoral ou...

Em Tupiniquim
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


No vosso sítio da Internet, no dicionário on-line aparece o "S.M." em todas as pesquisas. Mas que quer dizer o S.M.? Segundo o vosso dicionário é uma abreviatura! Mas que quê? De “Sua Majestade” não me parece!
A abreviatura s. m. é redução de substantivo masculino e corresponde à classificação morfológica da palavra pesquisada (a par de muitas como s. f., substantivo feminino, ou adj., adjectivo, por exemplo).

Quando o utilizador faz uma pesquisa (por exemplo, https://dicionario.priberam.org/endémico), surge como resultado um conjunto de palavras, a respectiva classificação abreviada e o início da definição. Quando o utilizador consulta o significado de uma palavra (por exemplo, https://dicionario.priberam.org/endémico), se passar com o cursor do rato por cima de qualquer a abreviatura, aparece a sua extensão, para facilitar a consulta.

Poderá ainda consultar as abreviaturas utilizadas no dicionário na secção Abreviaturas, a que pode aceder clicando no quarto separador na barra cinzenta clara ao alto da página (a seguir a Página Principal | Sobre o dicionário | Como consultar).




Gostaria de aproveitar o canal para verificar a pronúncia correta da palavra extras. O e apresenta som aberto ou fechado?
A palavra extra, no português do Brasil, é geralmente pronunciada com e fechado [e] (como o e de pêra), sendo o x pronunciado como [s] (como o s de sopa). Já no português europeu, é mais comum a produção desse e como o ditongo [áj] (como em peixe; sendo a vogal semifechada [á] aproximada ao a de cano no português do Brasil), ou como [È] (como em mel), sendo o x pronunciado como [S] (como em chave).
pub

Palavra do dia

ber·bi·ca·cho ber·bi·ca·cho


(origem duvidosa)
nome masculino

[Portugal, Informal]   [Portugal, Informal]  Coisa ou situação complexa, difícil (ex.: mas que grande berbicacho; ainda há uns berbicachos para resolver). = BARBICACHO, EMPECILHO, PROBLEMA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/arribas [consultado em 04-12-2021]