Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

anuro

anuroanuro | adj. | n. m. | n. m. pl.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

a·nu·ro a·nu·ro


(an- + -uro)
adjectivo
adjetivo

1. [Zoologia]   [Zoologia]  Sem cauda.

2. [Zoologia]   [Zoologia]  Relativo aos anuros.

nome masculino

3. [Zoologia]   [Zoologia]  Espécime dos anuros.Ver imagem


anuros
nome masculino plural

4. [Zoologia]   [Zoologia]  Ordem de anfíbios de pele nua, sem cauda nos adultos, de corpo obeso fundido à cabeça e com os membros posteriores mais desenvolvidos.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "anuro" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

O coisa ruim não é anuro , como os homens que perderam

Em Viva a Poesia

...a posse de matas no entorno do terreno do pretenso aterro: - Aves e anuro ameaçados identificados por levantamento feito pelo Inea através de técnica de chamamento por playback:...

Em O VAGALUME

, anuro , coisa que sim, que é, mas já não o que foi, vazia intensidade,...

Em Inatingivel

...10:00h Escolas a Ler: Encontro com o escritor Carlos Canhoto, apresentação do livro “ Anuro , O Sapo Sapinho, O Sapo Sapão” Destinatários: Escolas 21:00h “Leituras às Quintas”: -...

Em bloguedelisboa.blogs.sapo.pt

...Carlos Canhoto irá apresentar à comunidade escolar de Benavente o seu mais recente livro Anuro o sapo sapinho, o sapo sapão ..

Em blogue.rbe.mec.pt
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Monitorar ou monitorizar?
Os verbos monitorar e monitorizar são formações correctas a partir do substantivo monitor, a que se junta o sufixo verbal -ar ou -izar, e têm o mesmo significado, pelo que são sinónimos. A opção por um ou por outro cabe ao utilizador; no entanto, os dicionários que seguem a norma europeia da língua portuguesa parecem preferir a forma monitorizar, pois é esta a única forma que aparece registada no Grande Dicionário Língua Portuguesa (Porto Editora, 2004) ou no Grande Vocabulário da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado (Âncora Editora, 2001) e a edição portuguesa do Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (Círculo de Leitores, 2002) remete monitorar para monitorizar. Os dicionários que seguem a norma brasileira da língua portuguesa remetem geralmente monitorizar para monitorar, como é o caso da edição brasileira do Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (Objetiva, 2001) ou do Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa (Positivo, 2004).



Estive pesquisando o verbo precaver e ocorreu o seguinte: a) de acordo com a consulta feita, o referido verbo é conjugado em todos os tempos; b) a consulta feita a outras fontes de pesquisa informa que o verbo é defectivo. Gostaria que vocês me orientassem a razão dessa divergência na conjugação.
O verbo precaver é geralmente considerado defectivo, sendo, no presente do indicativo, apenas conjugado nas 1ª e 2ª pessoas do plural (precavemos, precaveis). No entanto, existem autores que não o consideram defectivo, sugerindo as formas precavo, precavas, precava, precavemos, precaveis, precavem para o presente do indicativo. A conjugação deste verbo baseada nas flexões dos verbos ver (precavejo, precavês, etc.) é geralmente considerada errónea, apesar de ser bastante generalizada.
pub

Palavra do dia

ux·te ux·te


(origem expressiva ou onomatopaica)
interjeição

Expressão usada para afastar ou mostrar repulsa. = APRE, ARREDA, IRRA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/anuro [consultado em 25-09-2022]