PT
BR
Pesquisar
Definições



arrestáveis

A forma arrestáveispode ser [masculino e feminino plural e singular de arrestávelarrestável] ou [segunda pessoa plural do pretérito imperfeito do indicativo de arrestararrestar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
arrestararrestar
( ar·res·tar

ar·res·tar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

[Direito] [Direito] Fazer a apreensão judicial de bens para garantia do direito do credor arrestante; proceder ao arresto de.

etimologiaOrigem etimológica:latim tardio *arrestare, de ad, a, para + resto, -are, ficar para trás, resistir, opor-se, permanecer, restar.
arrestávelarrestável
( ar·res·tá·vel

ar·res·tá·vel

)


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

Que se pode arrestar (ex.: bens arrestáveis).

etimologiaOrigem etimológica:arrestar + -ável.


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber a vossa definição da palavra antropofágico e gostaria também que me dessem um exemplo de como a palavra escatológico pode ser usada com vários sentidos.
O adjectivo antropofágico designa o que é relativo a antropofagia ou a antropófago (cujas definições poderá encontrar no Dicionário da Língua Portuguesa On-line, seguindo as hiperligações) e pode, na maioria dos contextos, ser sinónimo de canibalesco.

O adjectivo escatológico diz respeito a escatologia, mas, atendendo a que esta palavra corresponde a dois homónimos (isto é, palavras que se escrevem e lêem de maneira igual, mas que têm significados e etimologias diferentes), pode ter significados diferentes consoante os contextos. Por exemplo, humor escatológico poderá dizer respeito ao humor feito com recurso a alusões aos excrementos e necessidades fisiológicas; por outro lado, filosofia escatológica poderá dizer respeito à filosofia que trata do que pode acontecer no fim do mundo ou no fim dos tempos.




Porque diagnostica não tem acento?
As palavras diagnostica e diagnóstica são designadas por homógrafos imperfeitos, isto é, palavras cuja grafia se diferencia apenas pela acentuação gráfica, mas que têm pronúncia e significado diferente.
Sem acento gráfico, a palavra diagnostica corresponde a uma forma do verbo diagnosticar (ex.: ele diagnostica a doença de forma clara); como tal, segue a regra geral de acentuação das formas verbais na terceira pessoa do presente do indicativo (à semelhança outras formas verbais com amplifica, fica ou multiplica). Trata-se de uma palavra grave, sem qualquer contexto que justifique a sua acentuação gráfica.
Com acento gráfico, a palavra diagnóstica é esdrúxula e corresponde à forma feminina do adjectivo diagnóstico (ex.: avaliação diagnóstica, observação diagnóstica).