Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

arredondar

arredondararredondar | v. tr. | v. tr., intr. e pron. | v. tr. e intr.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

ar·re·don·dar ar·re·don·dar

- ConjugarConjugar

(a- + redondo + -ar)
verbo transitivo

1. Tornar redondo.

2. Dar forma semelhante à de um arco (ex.: arredondar a lombada do livro). = BOLEAR

3. Dar forma elegante e harmónica a (ex.: arredondar uma frase). = APERFEIÇOAR, EMBELEZAR, HARMONIZAR

4. [Belas-artes]   [Belas-Artes]  Pôr em relevo.

verbo transitivo, intransitivo e pronominal

5. Tornar ou ficar gordo ou mais gordo. = ENGORDAR

verbo transitivo e intransitivo

6. Aproximar um valor ou uma quantia de um valor exacto, geralmente ignorando ou juntando algarismos decimais consoante a proximidade à unidade (ex.: arredondou a conta de 19,6 para 20; há regras para arredondar).

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "arredondar" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

cultural, era antes o resultado da necessidade de arredondar um orçamento sempre escasso”, afirma Carlos Reis na Introdução ao livrinho..

Em Estação Cronográfica

Pior, o investimento de 100 milhões, se nos permitirem arredondar , nada alterou o status quo dentro do grupo: Pizzi, Rafa e o hoje...

Em Vedeta da Bola

Segundo as estimativas, nem sequer se tratará de uma margem "próxima" que pemitisse arredondar o valor para os 300 milhões, já que se espera que a Samsung se...

Em www.appsdoandroid.com

Alfaiate de sumidades, Estava assim chamado por arredondar estes dias da mesma forma, Como as pessoas tivessem palavras embelezadas por bainhas, E...

Em Inatingivel

Olá gente organizada! Já ouviste falar da técnica do arredondamento, sobretudo para quem quer poupar e/ou pagar dívidas? Se não, pelo menos já ouviste aquela frase de "Grão a grão enche a galinha o papo"? Hoje escrevo sobre duas formas que podes usar a técnica do Arredondamento no que respeita a dinheiro como forma de …

Em organizateintrio.pt
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Como se pode classificar gramaticalmente a frase assentar como uma luva?
A expressão idiomática assentar como uma luva pode ser classificada como uma locução verbal, pois sintacticamente o seu comportamento é equivalente ao de um verbo.



Em qual destas frases existe um erro de sintaxe? Há negócios cujas vantagens parecem evidentes; O negócio onde o meu pai está envolvido dá prejuízo.
As gramáticas e os dicionários de língua portuguesa, como o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea ou a Gramática da Língua Portuguesa (p. 664), indicam que o advérbio ou pronome relativo onde expressa unicamente valores locativos, isto é, está relacionado com a noção de lugar físico, pelo que a segunda frase que refere (o negócio onde o meu pai está envolvido dá prejuízo) pode ser de alguma forma considerada menos correcta, já que “negócio” não é, neste contexto, um espaço físico, mas um substantivo abstracto. Nessa frase, as locuções adverbiais relativas em que ou no qual podem ser tidas como mais adequadas (o negócio em que/no qual o meu pai está envolvido dá prejuízo).

A primeira frase (há negócios cujas vantagens parecem evidentes) não apresenta qualquer tipo de agramaticalidade ou incorrecção sintáctica.

pub

Palavra do dia

neu·ro·ti·cis·mo neu·ro·ti·cis·mo


(neurótico + -ismo)
nome masculino

[Psicologia]   [Psicologia]  Tendência para comportamentos neuróticos (ex.: escala de neuroticismo).

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/arredondar [consultado em 18-10-2021]