PT
BR
Pesquisar
Definições



arco-da-aliança

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
arco-da-aliançaarco-da-aliançaarco da aliança
( ar·co·-da·-a·li·an·ça

ar·co·-da·-a·li·an·ça

ar·co da a·li·an·ça

)


nome masculino

O mesmo que arco-íris.

etimologiaOrigem etimológica:arco + da + aliança.

grafiaGrafia no Brasil:arco da aliança.
grafiaGrafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990:arco da aliança.
grafia Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: arco-da-aliança.
grafiaGrafia em Portugal:arco-da-aliança.
arco-da-aliançaarco-da-aliança


Dúvidas linguísticas



Qual é a ortografia correcta para esta antiga república soviética: Bielorússia, Bielorrússia ou Bielorúsia?
Das três hipóteses apresentadas, a forma correcta é Bielorrússia, pois as consoantes duplas -rr- e -ss- são, em contexto intervocálico, a grafia que se adequa à pronúncia Bielo[R]ú[s]ia.

Relativamente a este topónimo, ou ao seu gentílico (bielorrusso, como poderá verificar no Dicionário Priberam), pode eventualmente colocar-se ainda o problema da divergência na grafia entre a norma portuguesa e a norma brasileira do português, uma vez que a tradição lexicográfica registava formas diferentes: Bielorrússia e bielorrusso na norma portuguesa e Bielo-Rússia e bielo-russo na norma brasileira até à publicação do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP) da Academia Brasileira de Letras, em 2009. Saliente-se que esta foi uma opção da publicação do VOLP e não da aplicação do Acordo Ortográfico e 1990, que é omisso nesta matéria.

Adicionalmente, deve referir-se que nos meios de comunicação brasileiros é maioritário o uso do topónimo Belarus, em vez de Bielorrússia, ainda que seja maioritário o uso do gentílico bielorrusso, em detrimento do gentílico belarusso (registado apenas no Dicionário Houaiss).




Conhecem a existência de algum documento que possua informação sobre a frequência de ocorrência de palavras portuguesas?
Os resultados do projecto Léxico Multifuncional Computorizado do Português Contemporâneo estão disponíveis no site do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa. Aí poderá ter acesso a um léxico de frequências de 26443 vocábulos baseado na análise de corpora.