Significado de apenava-se-vos

    A forma apenava-se-vospode ser [primeira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de apenarapenar] ou [terceira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de apenarapenar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    apenarapenar
    ( a·pe·nar

    a·pe·nar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. [Antigo] [Antigo] Impor pena. = CASTIGAR, CONDENAR, PUNIR

    2. [Antigo] [Antigo] [Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência] Intimar em nome da autoridade para determinado serviço.

    3. [Por extensão] [Por extensão] Contratar para trabalhar. = ASSALARIAR, EMPREGAR

    etimologiaOrigem:a- + pena + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    el | art. def.

    Usado apenas no nome composto el-rei, o rei....


    expletivo | adj.

    Redundante; desnecessário....


    haploide | adj. 2 g.

    Diz-se das células cujo núcleo contém apenas um cromossoma de cada par....


    De idioma ou a ele relativo (ex.: no início, foi difícil transpor a barreira idiomática)....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "apenava-se-vos" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Minha dúvida de hoje se refere ao uso dos advérbios com terminação -mente. Exemplos: diretamente, comercialmente, industrialmente... São palavras não dicionarizadas, porém citadas no próprio dicionário na definição de outras palavras. Já a palavra conseqüentemente, muito usada na linguagem coloquial, também não é dicionarizada, mas imagino ser um erro ortográfico. Verdade? Gostaria de ter uma explicação a respeito da formação/construção desses advérbios (terminados em -mente). Creio estar no radical a chave do problema. No entanto, gostaria de ter mais segurança ao escrevê-los. Como saber se é um erro ou não, se nem todos os advérbios falados no dia-a-dia estão dicionarizados?


      É incorreto pluralizar a palavra aleluia?