PT
BR
Pesquisar
Definições



apenas

A forma apenaspode ser [segunda pessoa singular do presente do indicativo de apenarapenar], [advérbio] ou [conjunção].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
apenasapenas
|ê| |ê|
( a·pe·nas

a·pe·nas

)


advérbio

1. Usa-se para destacar um aspecto ou elemento entre vários possíveis. = SÓ, SOMENTE, UNICAMENTE

2. Usa-se para indicar uma restrição (ex.: dispõe de apenas mais dez minutos para terminar a prova). = SÓ, SOMENTE, UNICAMENTE

3. Com custo (ex.: o som era apenas audível). = DIFICILMENTE, ESCASSAMENTE


conjunção

4. Usa-se para indicar uma sequência imediata de acções ou situações. = ASSIM QUE, LOGO QUE, MAL

etimologiaOrigem etimológica: a- + penas, plural de pena.
apenarapenar
( a·pe·nar

a·pe·nar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. [Antigo] [Antigo] Impor pena. = CASTIGAR, CONDENAR, PUNIR

2. [Antigo] [Antigo] [Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência] Intimar em nome da autoridade para determinado serviço.

3. [Por extensão] [Por extensão] Contratar para trabalhar. = ASSALARIAR, EMPREGAR

etimologiaOrigem etimológica: a- + pena + -ar .
apenasapenas

Auxiliares de tradução

Traduzir "apenas" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Ouve-se em certos telejornais expressões como a cujo ou em cujo; contudo gostaria de saber se gramaticalmente a palavra cujo pode ser antecedida de preposição.
O uso do pronome relativo cujo, equivalente à expressão do qual, pode ser antecedido de preposição em contextos que o justifiquem, nomeadamente quando a regência de alguma palavra ou locução a tal obrigue. Nas frases abaixo podemos verificar que o pronome está correctamente empregue antecedido de várias preposições (e não apenas a ou em) seleccionadas por determinadas palavras (nos exemplos de 1 e 2) ou na construção de adjuntos adverbiais (nos exemplos de 3 e 4):

1) O aluno faltou a alguns exames. O aluno reprovou nas disciplinas a cujo exame faltou. (=O aluno reprovou nas disciplinas ao exame das quais faltou);
2) Não haverá recurso da decisão. Os casos serão julgados pelo tribunal, de cuja decisão não haverá recurso. (=Os casos serão julgados pelo tribunal, dadecisão do qual não haverá recurso);
4) Houve danos em algumas casas. Os moradores em cujas casas houve danos foram indemnizados. (=Os moradores nas casas dos quais houve danos foram indemnizados);
5) Exige-se grande responsabilidade para o exercício desta profissão. Esta é uma profissão para cujo exercício se exige grande responsabilidade. (=Esta é uma profissão para o exercício da qual se exige grande responsabilidade).




Agradecia que me informassem se a palavra "desmotivante" pode ser ou não utilizada no nosso vocabulário português de Portugal?
Como poderá confirmar no Dicionário Priberam, a palavra desmotivante tem o significado "que desmotiva" e encontra-se correctamente formada (pela aposição do sufixo -ante, muito produtivo em português, ao verbo desmotivar), apesar de não estar registada na maioria dos dicionários.