PT
BR
Pesquisar
Definições



anti-racional

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
anti-racionalantirracionalanti-racionalantirracional
( an·ti·-ra·ci·o·nal an·tir·ra·ci·o·nal

an·ti·-ra·ci·o·nal

an·tir·ra·ci·o·nal

)


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

Contrário à razão.

etimologiaOrigem etimológica:anti- + racional.
sinonimo ou antonimo Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: antirracional.
sinonimo ou antonimo Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: anti-racional.
grafiaGrafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990:antirracional.
grafia Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: anti-racional.


Dúvidas linguísticas



Como escrevo auto percepção? Junto, com hífen, ou separado?
A palavra autopercepção escreve-se sem hífen, antes ou depois da aplicação das regras para o uso do hífen preconizadas pelo Acordo Ortográfico de 1990 (na norma do Português de Portugal, com a aplicação das regras do Acordo Ortográfico de 1990, deverá escrever-se autoperceção, uma vez que o -p- não pronunciado deve deixar de ser escrito).

Antes da aplicação das regras do Acordo Ortográfico de 1990, o prefixo auto- só se escreve com hífen antes de palavras iniciadas por vogal (ex.: auto-afirmação), h (ex.: auto-hemoterapia), r (ex.: auto-rádio) ou s (ex.: auto-satisfação).

Depois da aplicação das regras do Acordo Ortográfico de 1990, o prefixo auto- só se escreve com hífen antes de palavras iniciadas por o (ex.: auto-observação) ou h (ex.: auto-hemoterapia). Quando o prefixo é seguido de r ou s, estas consoantes são duplicadas (ex.: autorrádio, autossatisfação).




Gostaria de saber se a utilização do verbo "comer" como substantivo, em vez do mais comum "comida" pode ser considerada correcta, por exemplo nas seguintes expressões: "o comer está óptimo" ou "vou preparar o comer"
Não há nenhuma incorrecção nas frases o comer está óptimo ou vou preparar o comer, mas o substantivo comer é por vezes considerado como sendo próprio de um registo de língua informal.

Este tipo de derivação por mudança de categoria gramatical sem alteração da forma (neste caso obtém-se um substantivo a partir de um verbo) denomina-se conversão ou derivação imprópria (por não ter a junção de afixos) e é muito usual na língua (ex.: o saber não ocupa lugar, achava interessante o falar do ancião).