Significado de amimem-se-te

    A forma amimem-se-tepode ser [terceira pessoa plural do imperativo de amimaramimar] ou [terceira pessoa plural do presente do conjuntivo de amimaramimar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    amimaramimar
    ( a·mi·mar

    a·mi·mar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Dar mimo, carinho a. = ACARINHAR

    2. Fazer afagos, carinhos em. = ACARICIAR, AFAGAR

    = SinónimoSinônimo geral: MIMAR

    etimologiaOrigem:a- + mimo + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "amimem-se-te" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    ameninado | adj.

    Que tem modos ou aparência de menino....


    Pessoa que se estima muito, que se amima, que se apaparica....


    amimador | adj. n. m.

    Que ou aquele que amima....


    mimado | adj. | adj. n. m.

    Que se mimou....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "amimem-se-te" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Minha dúvida de hoje se refere ao uso dos advérbios com terminação -mente. Exemplos: diretamente, comercialmente, industrialmente... São palavras não dicionarizadas, porém citadas no próprio dicionário na definição de outras palavras. Já a palavra conseqüentemente, muito usada na linguagem coloquial, também não é dicionarizada, mas imagino ser um erro ortográfico. Verdade? Gostaria de ter uma explicação a respeito da formação/construção desses advérbios (terminados em -mente). Creio estar no radical a chave do problema. No entanto, gostaria de ter mais segurança ao escrevê-los. Como saber se é um erro ou não, se nem todos os advérbios falados no dia-a-dia estão dicionarizados?


      É absurdo dizer "voltagem" é um termo da Física ou da Engenharia Eletrotécnica! O termo científico é Tensão Elétrica, diferença de potencial. "Voltagem" é calão, trata-se de linguagem não qualificada e que por excesso de uso entrou na linguagem corriqueira! Não existe "voltagem", nem "amperagem", nem "ohmagem", nem "wattagem", nem qualquer outro disparate a nível eletrotécnico!