PT
BR
Pesquisar
Definições



amil

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
milmil


quantificador numeral cardinal de dois géneros plural

1. Dez vezes cem.

2. [Figurado] [Figurado] Muitíssimos.


adjectivo de dois géneros e dois números e nome de dois géneros e dois númerosadjetivo de dois géneros e dois números e nome de dois géneros e dois números

3. Que ou quem ocupa a milésima posição numa série (ex.: o atleta mil chegou à meta).


nome masculino

4. Número 1000.


a mil

Em grande actividade ou a grande velocidade (ex.: a chefe está sempre a mil).

mil e um

Grande quantidade (ex.: ele tem mil e uma artimanhas).

por mil

Usa-se depois de numeral e indica a proporção calculada em relação a uma grandeza de mil unidades [símbolo: ‰] (ex.: a taxa de mortalidade infantil caiu de 78 por mil em 1960 para 2,9 por mil em 2015).

etimologiaOrigem etimológica:latim mille, mil, milhar.

Anagramas

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Utilizo com frequência o corrector linguístico, constituindo este uma importante ferramenta de trabalho. Constatei que, ao contrário do que considerava, a palavra pátio tem esta ortografia, e não páteo. Gostaria que me informassem se existiu algum acordo ortográfico recente ou se, pelo contrário, a ortografia actual sempre foi a correcta.
Já no texto da base IX do Acordo Ortográfico de 1945 (e na base V do Acordo Ortográfico de 1990), é referida a forma pátio, pelo que esta é a única forma considerada correcta.

É no entanto algo frequente a utilização da forma páteo, nomeadamente em estabelecimentos comerciais; esta forma pode ser considerada uma grafia mais antiga, de uma altura em que as convenções ortográficas ainda não tinham estabilizado a grafia do português.




Qual denominação para a "operação" de passar Francisco a Chico, Helena a Lena, Alice a Lili, etc.
As palavras Chico, Lena ou Lili são hipocorísticos (isto é, nomes próprios usados para designar alguém de maneira informal ou carinhosa) em relação a Francisco, Helena e Alice, respectivamente. Estes três hipocorísticos mostram, contudo, fenómenos diferentes de formação de palavras: em Francisco > Chico há uma redução por aférese acompanhada de alteração expressiva da forma reduzida; em Helena > Lena há uma simples redução por aférese; em Alice > Lili há uma redução com aférese e apócope e com o redobro de uma sílaba. A estes mecanismos pode ainda juntar-se o frequente uso de sufixos aumentativos ou diminutivos (ex. Chicão, Leninha).