Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub

alcalina

fem. sing. de alcalinoalcalino
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

al·ca·li·no al·ca·li·no


(alcali + -ino)
adjectivo
adjetivo

1. [Química]   [Química]  Que é da natureza do alcali ou que contém alcali.

2. [Química]   [Química]  Que tem o valor de pH superior a 7, a uma temperatura de cerca de 25º C. = BÁSICOÁCIDO

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "alcalina" para: Espanhol | Francês | Inglês

Esta palavra em blogues

Ver mais

’ind’ há quem co’a creatinina goze: e até co’a alcalina fosfatase..

Em daniel abrunheiro

combater a acidez de 1 copo de refrigerante, precisamos de 32 copos de água alcalina ..

Em Caderno B

baixas (alanina aminotransferase, aspartato aminotransferase e fosfatase alcalina ) e níveis mais baixos de cortisol do que os peixes controlo..

Em Tupiniquim

...tipo de alimentação que poderá ser a reeducação alimentar clássica, alimentação paleo, dukan, vegetariana, alcalina , atkins, jejum, dieta 31 dias, etc..

Em treinaemcasa.pt

alcalina – uma dupla lesão..

Em alcatruz
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


A palavra reprocessamento existe?
A palavra reprocessamento encontra-se registada em alguns dicionários de língua portuguesa, como por exemplo no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (Lisboa, Círculo de Leitores, 2002). No entanto, mesmo que esse vocábulo não se encontrasse atestado em nenhuma obra lexicográfica, o seu uso seria sempre aceitável, pois a sua formação é perfeitamente regular (de re- + processamento).



As palavras sobre as quais que tenho dúvidas são rentabilidade e rendibilidade. Eu penso que rentabilidade não existe, pois esta palavra refere-se a rendimento e não a rentimento. Ou seja, não se deveria dizer rentabilidade, mas sim rendibilidade. Sei que no vosso site, também tem a designação para a palavra rentabilidade e associam-na a rendibilidade, no entanto gostava de vos perguntar se realmente esta palavra existe, e, se existe, se sempre existiu, ou se só existe desde o novo acordo da língua portuguesa.
As palavras a que se refere estão atestadas em diversos dicionários de língua portuguesa, ainda que os puristas pelejem pela exclusão de rentabilidade em favor de rendibilidade. No entanto, parece ser indiscutível a primazia das formas rentável / rentabilidade (aquelas que alguns consideram galicismos) sobre rendível / rendibilidade (as consideradas correctas), como se pode comprovar, por exemplo, em buscas feitas em páginas da Internet escritas em Português. Certa para uns, errada para outros, a palavra rentabilidade aparece registada já em dicionários do final do século passado (cf. Antônio Geraldo da Cunha, Dicionário Etimológico Nova Fronteira da Língua Portuguesa, Rio de Janeiro, 1982 [1.ª e 2.ª impressões] - Id., 2.ª ed., 1986).
pub

Palavra do dia

al·cor·que al·cor·que


(árabe al-qurq)
nome masculino

[Antigo]   [Antigo]  Calçado com sola de cortiça.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/alcalina [consultado em 02-08-2021]