Significado de alterna-vo-los

    A forma alterna-vo-lospode ser [feminino singular de alternoalterno], [segunda pessoa singular do imperativo de alternaralternar] ou [terceira pessoa singular do presente do indicativo de alternaralternar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    alternaralternar
    ( al·ter·nar

    al·ter·nar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Fazer variar sucessivamente.

    2. Colocar em posições recíprocas.

    3. Dispor em ordem alternada.

    4. Revezar.

    verbo intransitivo

    5. Suceder-se com maior ou menor regularidade.

    etimologiaOrigem:latim alterno, -are, fazer ora uma coisa, ora outra.

    Secção de palavras relacionadas

    alternoalterno
    |é| |é|
    ( al·ter·no

    al·ter·no

    )

    adjectivoadjetivo

    1. Alternado.

    2. [Botânica] [Botânica] Diz-se das folhas e flores que nascem dos dois lados do caule uma de cada vez e sem se corresponderem no mesmo nó.

    3. [Geometria] [Geometria] Diz-se dos ângulos que, sem serem adjacentes, estão simetricamente a um e outro lado da secante.

    etimologiaOrigem:latim alternus, -a, -um, um depois do outro, alternado, sucessivo.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "alterna-vo-los" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    aneiro | adj.

    Que depende da maneira como o ano se porta....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "alterna-vo-los" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Na frase "o cão rosnou "entre dentes", escreve-se "entre dentes" ou "entredentes" ou "entre-dentes"? No dicionário da Porto Editora encontrei "entredente" a referir-se a engrenagens dentadas. De resto parece-me que a opção correcta é "entre dentes".


      Com relação à conjugação do verbo adequar e às explicações que vocês forneceram para uma consulta enviada, quero registrar que estranha-me o fato de vocês terminarem a explicação dizendo "..., como afirma Rebelo Gonçalves, que o termo (no caso, uma forma verbal) que hoje não passa de uma hipótese, futuramente poderá ser uma realidade."
      Seguramente, se formos considerar tudo o que hoje é uma hipótese, já como realidade ouviremos inúmeros "a nível de Brasil", "houveram muitos problemas", "menas pessoas", "há dez anos atrás", "fazem muitos anos que não a vejo", etc.
      Entendo que, a partir daí, as regras gramaticais não farão mais nenhum sentido na nossa língua portuguesa.
      Sem contar que na conjugação desse mesmo verbo, no Pretérito Perfeito do Indicativo, vocês acentuaram a primeira pessoa do plural, regra de acentuação que desconheço e que, se vocês observarem, também não consta do Houaiss.
      Permita-me uma segunda observação: a resposta para essa pesquisa vocês consultaram Rebelo Gonçalves, no Vocabulário da Língua Portuguesa, datado de 1966. A última reforma ortográfica data, se não me engano, de 1973, portanto muito tempo depois.