PT
BR
Pesquisar
Definições



alaparde

A forma alapardepode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de alapardaralapardar], [terceira pessoa singular do imperativo de alapardaralapardar] ou [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de alapardaralapardar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
alapardaralapardar
( a·la·par·dar

a·la·par·dar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. [Informal] [Informal] Esconder em si; alapar.


verbo pronominal

2. Abaixar-se.

3. Ocultar-se, para não ser visto.

etimologiaOrigem etimológica:origem obscura.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber se o correto é às vezes ou as vezes. O as é com crase ou sem?
Sem um contexto específico não é possível determinar qual a expressão correcta. Se pretender utilizar uma locução que indica "em algumas ocasiões", deverá utilizar às vezes, expressão sinónima de por vezes ou algumas vezes (ex.: às vezes, perco a paciência). Se pretender referir apenas "os momentos, as ocasiões", deverá utilizar a expressão as vezes (ex.: são poucas as vezes em que perco a paciência).



Gostaria de saber qual a forma correcta: "há falta de amigos, ele falava sozinho" ou "à falta de amigos, ele falava sozinho."
No caso que refere, a frase correcta é à falta de amigos, ele falava sozinho.

A locução à falta de difere da construção há falta de, estando ambas correctas se usadas nos contextos apropriados.

A primeira, à falta de, é uma locução preposicional equivalente a “no caso de ausência de” ou “não havendo” (ex.: à falta de batatas, pode pôr só cenouras e nabos na sopa) e é sinónima da locução na falta de, formando uma locução adverbial com o substantivo ou grupo nominal que se lhe segue.

A construção há falta de é composta pelo verbo haver e pelo substantivo falta seguido da preposição de para indicar a ausência de alguma coisa (ex.: há falta de papel na impressora).