Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

alígera

fem. sing. de alígeroalígero
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

a·lí·ge·ro a·lí·ge·ro


adjectivo
adjetivo

1. Alado.

2. [Figurado]   [Figurado]  Veloz.

pub

Parecidas

Anagramas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

] A delicadeza alígera da fenestragem sobressaía no fino talhe arredondado de molduras e nessa beleza

Em Abencerragem

platos de raíz tradicional actualizados y aligera el recetario marinero de la Costa Brava y Cataluña para poder disfrutarlo todos los...

Em ViajaryViajar.com

platos de raíz tradicional actualizados y aligera el recetario marinero de la Costa Brava y Cataluña para poder disfrutarlo todos los...

Em www.agenciaonline.com

A resposta foi quase imediata: no Breve ‘ Aligera Cymba ’ datado de 15 de Janeiro de 1960, Sua

Em Povo

...mais tarde confirmado em 1960, pelo Papa João XXIII, com o breve Pontifício “ ALIGERA CYMBA”, sendo então proclamada Padroeira dos Aviadores Portugueses..

Em bloguedelisboa.blogs.sapo.pt
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Procurei o substantivo airela (que, acredito, refere-se a uma fruta vermelha, muito comum aqui na Suécia - em sueco chama-se "lingon"). Vi em alguns lugares como "airela vermelha", mas a palavra "airela" não consta em seu dicionário. Será que existe e será que pertence mesmo à língua portuguesa?
A palavra airela surge registada em alguns dicionários e vocabulários de língua portuguesa, nomeadamente no Grande Vocabulário da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado, e designa um tipo de baga vermelha do género Vaccinium. É muito grande a variedade de espécies de bagas que pertencem a este género e as designações vulgares para elas são variadas, como, por exemplo, arando ou arando vermelho.



Desejava que me ajudassem na seguinte dúvida: torção ou torsão? A palavra torsão existe? Qual o significado de cada uma?
A forma correcta é torção. Para além das acepções de “torcedura” e de “cólica de certos animais ”, registadas no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, obras lexicográficas mais recentes, como o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa (Academia das Ciências de Lisboa/Verbo, 2001) e o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (edição brasileira da Editora Objetiva, 2001; edição portuguesa do Círculo de Leitores, 2002), registam ainda na entrada torção acepções técnicas de agricultura (“torcedura num ramo para reduzir o afluxo de seiva e a produção de folhas”), física (“deformação de sólido”) e matemática (“tipo de derivada”).
pub

Palavra do dia

mar·ci·á·ti·co mar·ci·á·ti·co


(latim martiaticus, -a, -um, marcial, militar)
adjectivo
adjetivo

Relativo ao planeta Marte. = MARCIANO

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/al%C3%ADgera [consultado em 28-11-2022]