Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

ajudar

ajudarajudar | v. tr. | v. pron.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

a·ju·dar a·ju·dar

- ConjugarConjugar

verbo transitivo

1. Contribuir para que outrem faça alguma coisa.

2. [Figurado]   [Figurado]  Favorecer; facilitar.

3. Arranchar à má-língua.

verbo pronominal

4. Valer-se, servir-se.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "ajudar" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

“Estou vindo aqui para pedir a sua ajuda, pelo amor de Deus, estou desesperado. Já procurei todos os meios possíveis, mas, infelizmente, não tenho apoio das autoridades nesse momento difícil. Estou ficando doente psicologicamente. Me chamo Douglas, pai do Davi, meu filho está internado no Hospital Manoel Novaes, em Itabuna…

Em Rede Brasil de Noticias - O Point da Informação

Exames DNA devem ajudar na identificação do cadáver..

Em Rede Brasil de Noticias - O Point da Informação

Este trabalho representa um primeiro passo para ajudar à recuperação de quem

Em Not

Este trabalho representa um primeiro passo para ajudar à recuperação de quem

Em Not

...de apoio e solidariedade com o povo ucraniano, doa 1,5 milhões de euros para ajudar os refugiados da guerra da Ucrânia..

Em Not
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


O verbo intervir conjuga-se da mesma forma que o verbo vir? Sendo assim, qual é o seu particípio passado (caso tenha)?
O verbo intervir conjuga-se como o verbo vir, com a particularidade de se grafar com acento agudo na segunda e terceira pessoas do presente do indicativo (intervéns, intervém); esta particularidade é comum a todos os outros verbos derivados de vir ou do verbo latino venire (são os casos, por exemplo, de advir, avir, convir, desconvir, devir, provir, sobrevir). O particípio passado destes verbos também segue o paradigma de vir/vindo, sendo então intervindo o particípio passado de intervir (ex.: tinha intervindo brilhantemente no debate). Poderá esclarecer esta e outras dúvidas de conjugação seguindo a hiperligação para o verbo intervir no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa e clicando em seguida na opção Conjugar que se encontra imediatamente acima da definição do verbo.



Quando escrevo que um evento acontecerá dia X e indico o período: à tarde ou à noite. O correto é o a craseado?
As expressões à tarde e à noite estão correctas, quando escritas para indicar localização no tempo; esta construção corresponde à contracção da preposição a, que exprime neste caso valores de tempo, seguida do artigo definido a, que está a determinar os substantivos tarde ou noite. É mais fácil verificar o uso da contracção quando o substantivo for masculino, com correspondente uso de artigo masculino (ex.: a conversa ocorrerá ao almoço).
Se não for usada a crase, as ortografias a tarde e a noite corresponderão apenas a um grupo nominal sem a preposição, não podendo indicar limites ou localizações temporais (ex.: a noite está quente; a tarde foi cansativa).

pub

Palavra do dia

sex·tar |eis|sex·tar |ês|


(sexta[-feira] + -ar)
verbo intransitivo

1. [Brasil, Informal]   [Brasil, Informal]  Ser sexta-feira, véspera de fim-de-semana (ex.: já falta pouco para sextar).

2. [Brasil, Informal]   [Brasil, Informal]  Aproveitar a diversão ou o descanso associados a esse período (ex.: bora sextar com a gente; hoje eu vou sextar em casa, e vocês?).

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/ajudar [consultado em 27-05-2022]