Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

aiai

aiaiaiai | n. m.
ai-aiai-ai | n. m. | interj.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

ai·ai ai·ai


(origem obscura)
nome masculino

[Zoologia]   [Zoologia]  Mamífero lemurídeo (Daubentonia madagascariensis), do tamanho de um gato, com os dedos muito compridos e a cauda comprida e peluda, que vive em Madagáscar.


ai·-ai ai·-ai


(ai + ai)
nome masculino

1. [Portugal, Infantil]   [Portugal, Infantil]  Abraço.

interjeição

2. [Portugal]   [Portugal]  Expressão designativa de dor, mágoa.

pub

Parecidas

Anagramas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

fariam, num inexplicado rito de suicídio coletivo. Sem demérito algum para o Veríssimo, o suicídio dos lemingues, porém, é um ( ai,ai ) mito. Os bichinhos morrem em massa, sim, quando há explosões populacionais e, quando escasseia a comida, lançam-se em migrações em massa em busca do que possam roer e

Em nogueirajr.blogspot.com

Ai...ai que inveja!... (cf. aqui ). A Ana Gomes foi ilibada esta semana pelo tribunal de Vila Real do crime de ofensa a pessoa colectiva de que se queixavam duas sociedades do grupo Douro Azul. Eu, pelo contrário, continuo condenado por esse crime sobre a sociedade de advogados Cuatrecasas (cf

Em portugal contempor

puritana aiai ) #eyefucking Green Book surpreende nos Oscars e cria discussão..

Em brain-mixer

AiAi (Santi) vai para a sala ver bonecos"..

Em adorablemi.pt

://bjdivas.com/product-category/dolls-in-stock/ https://bjdivas.com/product-category/bjd-companies/ https://bjdivas.com/product/bliss/ https://bjdivas.com/product/thera/ https://bjdivas.com/product/phoenix/ https://bjdivas.com/product/in-stock-doll-chateau-hathaway-b-fullset-white-skin/ https://bjdivas.com/product/eleven…

Em Luiz Martins
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Monitorar ou monitorizar?
Os verbos monitorar e monitorizar são formações correctas a partir do substantivo monitor, a que se junta o sufixo verbal -ar ou -izar, e têm o mesmo significado, pelo que são sinónimos. A opção por um ou por outro cabe ao utilizador; no entanto, os dicionários que seguem a norma europeia da língua portuguesa parecem preferir a forma monitorizar, pois é esta a única forma que aparece registada no Grande Dicionário Língua Portuguesa (Porto Editora, 2004) ou no Grande Vocabulário da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado (Âncora Editora, 2001) e a edição portuguesa do Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (Círculo de Leitores, 2002) remete monitorar para monitorizar. Os dicionários que seguem a norma brasileira da língua portuguesa remetem geralmente monitorizar para monitorar, como é o caso da edição brasileira do Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (Objetiva, 2001) ou do Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa (Positivo, 2004).



Apesar de ter lido as várias respostas sobre o assunto, ainda me restam duas dúvidas quanto ao hífen: carbo-hidrato ou carboidrato? Uma vez que contra-ataque tem hífen, o correto é escrever contra-indicação em vez de contraindicação?
A aposição prefixal de elementos de composição de palavras começadas por h suscita geralmente dúvidas, devido ao facto de as regras para a manutenção ou elisão do h não serem coerentes nem inequívocas.

Se com alguns elementos de formação o h se mantém (sempre antecedido de hífen, como em anti-higiénico, co-herdeiro ou sobre-humano), com outros, como é o caso de carbo-, a remoção do h é permitida. Sendo assim, e seguindo os critérios da tradição lexicográfica, deverá grafar-se carboidrato e não carbo-hidrato.

Segundo o Acordo Ortográfico de 1945, o elemento de composição contra- apenas se hifeniza quando precede elemento começado por vogal, h, r ou s (ex.: contra-argumento, contra-indicação, contra-harmónico, contra-reforma, contra-senha).

Com a aplicação do novo Acordo Ortográfico de 1990 (ver base II e base XVI), o elemento de composição contra- apenas se hifeniza quando precede elemento começado por h ou por a, a mesma vogal em que termina (ex.: contra-harmónico, contra-argumento), aglutinando-se nos restantes casos, havendo duplicação da consoante quando o elemento seguinte começa por r ou s (ex.: contraindicação, contrarreforma, contrassenha).

pub

Palavra do dia

lã·-de·-ca·me·lo |ê|lã·-de·-ca·me·lo |ê|lã de ca·me·lo |ê|


nome feminino

Tecido de lã com fio de seda. = GINGELINA, GINGERLINA

Plural: lãs-de-camelo.Plural: lãs-de-camelo.

• Grafia no Brasil: lã de camelo.

• Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: lã de camelo.
• Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: lã-de-camelo


• Grafia em Portugal: lã-de-camelo.
pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/aiai [consultado em 16-01-2022]