PT
BR
Pesquisar
Definições



aguaraxaim

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
aguaraxaimaguaraxaim
|cha| |cha|
( a·gua·ra·xa·im

a·gua·ra·xa·im

)


nome masculino

[Brasil] [Brasil] [Zoologia] [Zoologia] Mamífero omnívoro (Cerdocyon thous) da família dos canídeos, de pelagem cinzenta acastanhada, mais escura na cauda e nas extremidades das patas, de hábitos nocturnos, encontrado no norte e no centro da América do Sul. = CACHORRO-DO-MATO, GUARAXAIM

etimologiaOrigem etimológica:tupi agwaraxa'i.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Em uma determinada frase foi usado: "Em acontecendo que o caso seja revisto..... "
Esta construção da frase acima está correta?
No português contemporâneo, a construção com o gerúndio antecedido da preposição em é possível, apesar de relativamente rara.

Esta construção é enfática, não acrescenta nenhuma informação ao uso do gerúndio simples. É possível encontrá-la com uma função adverbial, geralmente para indicar simultaneidade ou anterioridade imediata (ex.: em chegando o tempo quente, vamos à praia), ou ainda para indicar um valor condicional (ex.: em querendo [= se ele quiser], ele consegue; em sendo necessário [= se for necessário], eu venho cá ajudar).




3ª ou 3.ª? Pergunto isto porque me lembro de uma vez ter lido que 23o significa 23 graus e 23.º vigésimo terceiro.
Nenhuma das opções pode ser considerada errada, uma vez que não há nada no Acordo Ortográfico (nem de 1945, nem de 1990) que se pronuncie sobre este facto. O texto legal do Acordo Ortográfico usa sistematicamente os numerais ordinais com ponto antes da letra que indica o género do numeral, o que pode tornar preferencial a opção 3.ª, em detrimento de , mas não torna esta segunda opção errada. É um facto que 23º será ambíguo (vinte e três graus/vigésimo terceiro) e que 23.º o desambigua, mas há mais ambiguidades na língua e não é uma ambiguidade que torna um enunciado errado.