PT
BR
Pesquisar
Definições



agoirara

Será que queria dizer agoirará?

A forma agoirarapode ser [primeira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de agoiraragoirar] ou [terceira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de agoiraragoirar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
agoiraragoirar
( a·goi·rar

a·goi·rar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Fazer previsões por agouros. = AUGURAR, PREDIZER, PREVER, VATICINAR

2. Fazer tirar (boa ou má) consequência; ser sinal de algo. = PRESSAGIAR, PRESSENTIR, PREVER

3. Prever desgraças ou coisas negativas. = AGOIRENTAR, AGOURENTAR

4. Tirar agouro. = CONJECTURAR

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: AGOURAR

etimologiaOrigem etimológica:agoiro + -ar.

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Como é a grafia correta das palavras horti-fruti e tutti-frutti?
A palavra hortifrúti é um regionalismo brasileiro e corresponde à redução do adjectivo hortifrutigranjeiro, ou seja, “que é relativo a produtos da horta, do pomar ou da granja”. Esta palavra está atestada no Dicionário Houaiss e no Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras e deve ser acentuada graficamente no u, pois termina em i e, se não fosse acentuada, ler-se-ia *hortifrutí (o asterisco indica incorrecção).

Tutti frutti é uma locução italiana (não uma palavra hifenizada) que desempenha função substantiva (ex.: gelado de tutti frutti) ou adjectiva (ex.: sumo tutti frutti); significa literalmente “todos os frutos” e designa uma mistura de vários frutos ou de vários aromas de frutos.




Tenho uma dúvida acerca de uma conjugação perifrástica. Para exprimir a necessidade ou obrigatoriedade de praticar uma acção utiliza-se ter que ou ter de? Ou estão ambos correctos?
Em termos semânticos, as duas construções são usadas para designar a necessidade ou obrigatoriedade (e estão registadas em dicionários, nomeadamente no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências/Verbo, na edição portuguesa do Dicionário Houaiss, do Círculo de Leitores ou no Dicionário Aurélio, da Ed. Nova Fronteira). No entanto, a construção ter que é considerada por vezes como uma construção menos indicada, talvez por ser mais recente na língua.