Significado de agitemos-vo-lo

    A forma agitemos-vo-lopode ser [primeira pessoa plural do imperativo de agitaragitar] ou [primeira pessoa plural do presente do conjuntivo de agitaragitar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    agitaragitar
    ( a·gi·tar

    a·gi·tar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Imprimir agitação a.

    2. Mover com frequência.

    3. Suscitar.

    4. Excitar, inquietar, comover.

    5. Sublevar, amotinar.

    verbo pronominal

    6. Mover-se com frequência; alterar-se.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "agitemos-vo-lo" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    bluco | adj.

    Que está agitado (falando-se do mar)....


    convulso | adj.

    Em que há convulsão....


    Que se agita violentamente para se soltar....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "agitemos-vo-lo" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Gostaria de esclarecer algumas dúvidas relacionadas à ortografia dos vocábulos tecno-social e socioideológico. Além disso, gostaria de consultá-los sobre a ortografia de trouxada ("Ia eu, em rapazola, e mais outro, levando uma vaca caracu, trouxada e afrontada...") e iapa ("Às vezes, é o descuidado cavaleiro que já vai todo tranqüilo assobiando, quando a iapa do velho toca uma caixa de marimbondos que ferram o danado do cavalo, que dana a pular e larga o cabra na poeira.").
      Estes exemplos foram tirados de dois contos regionalistas e não encontro registro dessas palavras em nenhum dicionário.


      O termo pisoteio é geralmente utilizado em textos relacionados com a apascentação de gado, mas também em textos que estão relacionados com o efeito de caminhar repetidamente sobre uma determinada área. Não encontro esta palavra em qualquer dicionário e gostaria de saber a vossa opinião sobre a existência desta palavra na Língua Portuguesa.