Significado de agaúcha-se-mos

    A forma agaúcha-se-mospode ser [segunda pessoa singular do imperativo de agaucharagauchar] ou [terceira pessoa singular do presente do indicativo de agaucharagauchar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    agaucharagauchar
    |a-u| |a-u|
    ( a·ga·u·char

    a·ga·u·char

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo e pronominal

    [Brasil] [Brasil] Conferir ou tomar hábitos de gaúcho.

    etimologiaOrigem:a- + gaúcho + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    agauchado | adj.

    Com jeito e ares de gaúcho....


    agauchar | v. tr. e pron.

    Conferir ou tomar hábitos de gaúcho....

    Histórico de pesquisas

    A palavra "agaúcha-se-mos" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      A minha dúvida reside no plural de corrimão. Andei a investigar e encontrei tanto corrimãos como corrimões como formas correctas. Queria saber se realmente é assim, e se alguma delas é mais correcta e a outra foi mais vulgarizada pelo povo.


      Sou utilizadora do vosso site, nomeadamente costumo utilizar o dicionário, mas tenho algumas dúvidas, dado que algumas palavras que pesquisei e que, tanto quanto me recordo, me foram ensinadas na escola como sendo escritas com dois "c", ex. toraccica, no vosso dicionário surgem apenas com um "c". Assim, solicito que me esclareçam qual o motivo desta diferença, nomeadamente se tem que ver com o acordo ortográfico celebrado com o Brasil. Então como devo ensinar o meu filho que está a aprender esta matéria na escola?
      Mais solicito que esclareçam se o dicionário é apenas de português de Portugal ou se inclui alguns termos em português do Brasil.