PT
BR
Pesquisar
Definições



afirma

A forma afirmapode ser [segunda pessoa singular do imperativo de afirmarafirmar] ou [terceira pessoa singular do presente do indicativo de afirmarafirmar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
afirmarafirmar
( a·fir·mar

a·fir·mar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Dar por certo.

2. Corroborar (o que outro diz).

3. Tornar firme.

4. Sustentar.

5. Fixar, fincar.

6. Pôr termo ao ajuste ou concerto de.


verbo intransitivo

7. Declarar ser verdade.


verbo pronominal

8. Certificar-se.

9. Atentar, fixar atentamente.

10. Consolidar-se.

11. Estar firme.

12. Ter-se, segurar-se.

etimologiaOrigem etimológica:latim affirmo, -are, afirmar, confirmar.

Auxiliares de tradução

Traduzir "afirma" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Como devo falar ou escrever: "o Departamento a que pertence o funcionário" ou "o Departamento ao qual pertence o funcionário".
Nenhuma das expressões que refere está incorrecta, uma vez que, em orações subordinadas adjectivas relativas, o pronome relativo que pode, de uma maneira geral, ser substituído pelo seu equivalente o qual, que deverá flexionar em concordância com o género e número do antecedente (ex.: os departamentos aos quais pertence o funcionário). No caso em questão, o pronome relativo tem uma função de objecto indirecto do verbo pertencer, que selecciona complementos iniciados pela preposição a, daí que os pronomes que e o qual estejam antecedidos nestas expressões por essa preposição (a que e ao qual).

É de notar que a utilização da locução pronominal o qual e das suas flexões não deve ser feita quando se trata de uma oração relativa adjectiva restritiva que não é iniciada por preposição, isto é, quando a oração desempenha a função de um adjectivo que restringe o significado do antecedente (ex.: o departamento [que está em análise = analisado] vai ser reestruturado; *o departamento o qual está em análise vai ser reestruturado [o asterisco indica agramaticalidade]).




Agradeço que me informem como devo pronunciar a palavra maximizar, isto é, se deve ser macsimizar ou massimizar.
A letra -x- da palavra maximizar poderá ser pronunciada [ks] ou [s] e é esta a opção dos dicionários de língua que registam a transcrição fonética (por exemplo, o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências ou do Grande Dicionário Língua Portuguesa, da Porto Editora), pois se por um lado deriva do adjectivo e substantivo máximo, cujo -x- se lê habitualmente [s] no português europeu, por outro tem alguma influência do inglês (maximise ou maximize) ou do francês (maximiser).