Significado de afagar-se-tas

    A forma afagar-se-taspode ser [infinitivo de afagarafagar], [primeira pessoa singular do futuro do conjuntivo de afagarafagar], [primeira pessoa singular infinitivo flexionado de afagarafagar], [terceira pessoa singular do futuro do conjuntivo de afagarafagar] ou [terceira pessoa singular infinitivo flexionado de afagarafagar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    afagarafagar
    ( a·fa·gar

    a·fa·gar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Passar a mão por cima de, geralmente de forma carinhosa; fazer afagos a. = ACARICIAR, ACARINHAR, MIMAR

    2. Tratar com afago. = ACARINHAR

    3. [Figurado] [Figurado] Ter prazer em pensar em. = ACALENTAR, ALIMENTAR, NUTRIR

    4. [Técnica] [Técnica] Eliminar ou diminuir irregularidades ou asperezas de uma superfície. = ALISAR, APLAINAR, POLIR

    etimologiaOrigem:árabe khalaqa, tratar com bondade, polir.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "afagar-se-tas" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    poche | interj.

    Voz para afagar ou chamar cãezinhos....


    acalanto | n. m.

    Ato ou efeito de acalantar....


    acalento | n. m.

    Ato ou efeito de acalentar....


    carinho | n. m.

    Demonstração cativante de amor ou benevolência....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "afagar-se-tas" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Qual o plural de social-democrata?


      Se me permitem, vou transcrever-vos duas frases que me surgiram e alterei, por senti-las erradas. Agradeço antecipadamente a vossa ajuda.

      Frase 1: A estabilidade e a sincronização facultam-nos o grau de previsibilidade que precisamos para funcionarmos como indivíduos em grupos sociais e especialmente na economia.
      Para além de ter corrigido o que precisamos - parece-me que deve ser de que precisamos, lá vem a grande questão. Transformei o funcionarmos em funcionar. De que precisamos para funcionar. Puro instinto, e espero que acertado. Há uma regra geral?

      Frase 2: E das velhinhas enregeladas, nas escadarias dos edifícios públicos, a tentar vender uma esferográfica ou uma pega de cozinha – os seus únicos pertences.
      Aqui foi o contrário. Achei que o correcto seria a tentarem vender.