Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

afável

afávelafável | adj. 2 g.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

a·fá·vel a·fá·vel


(latim affabilis, -e, a quem se pode falar, acolhedor, acessível)
adjectivo de dois géneros
adjetivo de dois géneros

1. Que mostra cortesia aliada a franqueza (ex.: sorriso afável; voz afável). = AMÁVEL, DELICADO, GENTILGROSSEIRO, INDELICADO, RUDE

2. Que causa prazer ou satisfação (ex.: ambiente afável). = AGRADÁVELDESAGRADÁVEL

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "afável" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Porque se trata de um acontecimento que, à posteriori, revela a faceta humana e afável do falecido Presidente da República JORGE SAMPAIO, permito-me dar público conhecimento da seguinte narrativa:...

Em Not

modo grave e senhoril, sem deixar de ser afável

Em Castelo Branco - O ALBICASTRENSE

Doce, serena, afável , Giovanna é amada por sua família, assim como pelos criados..

Em Blog da Sagrada Família

Do pouco que o conheci, pareceu-me também uma pessoa afável e educada (aparentemente até dos mais simpáticos e acessíveis jogadores do plantel)..

Em Vedeta da Bola

anos comentador afável e intelectual de um canal privado, que agora possui todos os canais, na tv...

Em bettips
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostava de saber se está correcta a repetição da preposição pelo na formulação a seguir: No quadro do seu périplo pelo Ruanda, pelo Burundi, pela RD Congo e pela Tanzânia, o fulano vai encontrar-se com o sicrano.
Não há nenhuma incorrecção na repetição da contracção pelo/pela na frase que refere. Pelo contrário, alguns gramáticos recomendam inclusivamente que, numa enumeração de substantivos, se for utilizado o artigo definido antes do primeiro, devem ser utilizados artigos definidos antes dos restantes substantivos (cf. CUNHA e CINTRA, Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa: João Sá da Costa, 14ª ed., 1998, p.235). Isto aplica-se nesta frase, pois pelo/pela são contracções da preposição por com os artigos definidos o/a.



Diz-se "podendo estarem os dois casos comprovados" ou "podendo estar os dois casos comprovados"? O verbo estar conjuga-se fazendo concordância em número?
Nas locuções verbais constituídas por um verbo auxiliar ou semiauxiliar e por um verbo principal, apenas o verbo auxiliar deve concordar em número com o sujeito (ex.: os miúdos vão ficar cansados depois de tanta correria; as plantas podem crescer mais ainda se puseres adubo).

No caso da oração gerundiva em apreciação, o verbo principal é o verbo estar no infinitivo e o verbo auxiliar é o verbo poder conjugado no gerúndio. Como o gerúndio é uma forma verbal invariável, mantém sempre a mesma forma quaisquer que sejam as marcas de número do sujeito, pelo que a frase correcta é podendo estar os dois casos comprovados.

pub

Palavra do dia

me·lo·fi·li·a me·lo·fi·li·a


(melo- + -filia)
nome feminino

Gosto pela música. = MELOMANIA, MUSICOFILIA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/af%C3%A1vel [consultado em 01-10-2022]