Significado de adulara-se-ma

    A forma adulara-se-mapode ser [primeira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de adularadular] ou [terceira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de adularadular].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    adularadular
    ( a·du·lar

    a·du·lar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    Lisonjear servilmente.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "adulara-se-ma" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    adulativo | adj.

    Que serve para adular ou que envolve adulação....


    lambeação | n. f.

    Adulação; bajulação; engrossamento....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "adulara-se-ma" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Ainda ontem tive uma pequena discussão com uma amiga acerca da maneira de como se escreve ou como se diz uma palavra. A palavra em questão é o nome a que se chama ao aquecimento do interior de um carro. Será chofagem ou sofagem, ou ainda outra?


      Em relação ao acordo ortográfico, não vi referências específicas sobre: 1. Connosco em Portugal, que os brasileiros escrevem com um "n" (conosco). 2. Húmido (e derivados) que no Brasil são escritos sem "h" vão perder ou não o "h"? (aplica-se o ponto 1 ou 2 da Base II do acordo?)