PT
BR
Pesquisar
Definições





Dúvidas linguísticas


Morfologicamente, como classificamos a expressão "cerca de"?
A expressão cerca de é composta pelo (pouco usado) advérbio cerca seguido da preposição de, sequência (advérbio + preposição) que, segundo a Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra (Lisboa: Ed. João Sá da Costa, 1998, 14.ª ed., p. 541) faz dela uma locução prepositiva, isto é, uma locução que tem a função de uma preposição. Esta locução é assim classificada no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa, um dos raros dicionários que classificam as locuções; no entanto, em alguns contextos, esta locução tem um comportamento que a aproxima mais de um advérbio do que de uma preposição (ex.: esperei cerca de 30 minutos = esperei aproximadamente 30 minutos), pelo que nestes casos, deveria ser considerada uma locução adverbial.



Gostaria que me esclarecessem sobre a concordância sujeito-verbo (foi/foram?) na seguinte frase: A minha irmã é uma das que foi/ foram à manifestação.
A frase correcta deverá ser A minha irmã é uma das que foram à manifestação.

A frase em questão é constituída pelo sujeito (A minha irmã), pelo verbo (ser, na forma é) e pelo predicativo do sujeito (uma das que foi/foram à manifestação), dentro do qual há uma frase relativa (que foi/foram à manifestação).

Atentando na frase relativa que foi/foram à manifestação, podemos verificar que o antecedente do pronome relativo que é o pronome as (presente na contracção das) e é com este pronome que o verbo ser deve concordar, visto que o pronome que, sujeito da frase relativa, herda os traços do constituinte sintáctico a que se refere (Ela foi uma das raparigas. As raparigas foram à manifestação. > Ela foi uma das raparigas que [=as raparigas] foram à manifestação.).

Esta reflexão pode aplicar-se a qualquer construção com um dos que/uma das que (ex.: agradeceu a cada uma das pessoas que estiveram presentes; apontado com um dos que mais se destacaram nesta campanha eleitoral).