Significado de acusara-se-lhes

    A forma acusara-se-lhespode ser [primeira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de acusaracusar] ou [terceira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de acusaracusar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    acusaracusar
    ( a·cu·sar

    a·cu·sar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Imputar culpa a. = CULPAR, INCRIMINARILIBAR, INOCENTAR

    2. Revelar.

    3. Mencionar.

    4. Confessar.

    5. Arguir.

    verbo pronominal

    6. Declarar-se culpado.

    7. Declarar-se presente.

    etimologiaOrigem:latim accuso, -are.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "acusara-se-lhes" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    Acusativo; que envolve acusação....


    defervescente | adj. 2 g.

    Que acusa ou revela defervescência....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "acusara-se-lhes" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      É correta a frase há alguns anos atrás? Ou se deve dizer apenas há alguns anos ou alguns anos atrás?


      Recebi a correção de um texto que fiz para minha prova de redação e foram reportados 2 erros apenas.

      1º “erro”: Precisava descrever o fato de não abuso e utilizei-me da construção de uma palavra prefixada por in-, levando em conta que o mesmo atendia minha necessidade para a construção, resultando no termo inabusivo. No contexto era necessário concordar em gênero e número, obtendo assim inabusivas. Estaria incorreto?

      2º “erro”: Utilizei o termo profícuo na seguinte frase: “Questão de caráter complexo e de difícil solução profícua...”. Sinceramente, acredito que a professora realmente não compreendeu o significado do termo e ou até o desconhece visto que ela não reportou erro de redundância (onde uma vez pensei que toda solução fosse profícua, mas logo discordei pois é possível uma solução não ser vantajosa) ou qualquer outro tipo de erro possível.

      Para os dois “erros” ela escreveu apenas o seguinte comentário: “Evite termos difíceis, fale fácil!”. Minha composição nesses casos está correta?