Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

acobardamento

acobardamentoacobardamento | n. m.
derivação masc. sing. de acobardaracobardar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

a·co·bar·da·men·to a·co·bar·da·men·to


(acobardar + -mento)
nome masculino

Acto ou efeito de acobardar(-se). = ACANHAMENTO, ACOVARDAMENTO


a·co·bar·dar a·co·bar·dar

- ConjugarConjugar

(a- + cobarde + -ar)
verbo transitivo e pronominal

1. Encher(-se) de medo; tornar(-se) cobarde. = AMEDRONTAR

2. Tirar ou perder o ânimo, a disposição. = DESALENTAR, DESANIMAR

3. [Figurado]   [Figurado]  Tornar(-se) tímido, acanhado. = INTIMIDAR


SinónimoSinônimo Geral: ACOVARDAR
AntónimoAntônimo Geral: DESACOBARDAR, DESACOVARDAR

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "acobardamento" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...olhos, então finalmente o ódio que eles hoje nutrem transformar-se-á amanhã em medo e acobardamento ..

Em O INDEFECTÍVEL

incompetência cabal, talvez por acobardamento generalizado, talvez porque isso implicaria também um vil ataque aos meios de subsistência de...

Em O Insurgente

] abrir a porta a um acobardamento que matará a prazo tudo aquilo em que acreditamos”..

Em a peida é um regalo ... do nariz a gente trata

Nunca se viu um tal acobardamento e subservência de um responsavel maximo do Ministério Publico perante os desmandos e autoritarismo...

Em ditaduradoconsenso.blogspot.com

...de Governos legitimamente eleitos são contestadas, não por referendos, mas na rua onde o acobardamento da classe política acaba por ceder..

Em osantamaroto.blogs.sapo.pt
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


No vosso sítio da Internet, no dicionário on-line aparece o "S.M." em todas as pesquisas. Mas que quer dizer o S.M.? Segundo o vosso dicionário é uma abreviatura! Mas que quê? De “Sua Majestade” não me parece!
A abreviatura s. m. é redução de substantivo masculino e corresponde à classificação morfológica da palavra pesquisada (a par de muitas como s. f., substantivo feminino, ou adj., adjectivo, por exemplo).

Quando o utilizador faz uma pesquisa (por exemplo, https://dicionario.priberam.org/endémico), surge como resultado um conjunto de palavras, a respectiva classificação abreviada e o início da definição. Quando o utilizador consulta o significado de uma palavra (por exemplo, https://dicionario.priberam.org/endémico), se passar com o cursor do rato por cima de qualquer a abreviatura, aparece a sua extensão, para facilitar a consulta.

Poderá ainda consultar as abreviaturas utilizadas no dicionário na secção Abreviaturas, a que pode aceder clicando no quarto separador na barra cinzenta clara ao alto da página (a seguir a Página Principal | Sobre o dicionário | Como consultar).




É correcto dizer Explicações do 5º ao 12º anos?
A expressão a usar deverá ser preferencialmente explicações do 5.º ao 12.º ano.

Trata-se de uma expressão para indicar um intervalo que tem como limites o 5.º ano e o 12.º ano, em dois sintagmas nominais diferentes, com utilização da preposição de em correlação com a preposição a. A expressão será equivalente a explicações do 5.º ano ao 12.º ano, sem a elisão (usual para evitar repetição) da primeira referência a ano, pelo que, do ponto de vista lógico, não há motivo para colocar ano no plural, pois serão sempre dois sintagmas diferentes, um indicando o limite inicial e outro o limite final.

Esta dúvida surge provavelmente por analogia com outras construções em que há dois ou mais sintagmas nominais que desempenham exactamente a mesma função gramatical, nomeadamente estruturas de coordenação, copulativas (ex.: o 5.º e 6.º anos não tiveram aulas) ou disjuntivas (ex.: a ficha destina-se ao 5.º ou 6.º anos), em que os sintagmas nominais podem inclusivamente ser substituídos por um único grupo nominal ou pronome (ex.: esses anos não tiveram aulas; a ficha destina-se a ambos os anos). O mesmo tipo de substituição não pode ser feito no exemplo referido na questão colocada, pois perder-se-ia a indicação dos limites.

pub

Palavra do dia

ber·bi·ca·cho ber·bi·ca·cho


(origem duvidosa)
nome masculino

[Portugal, Informal]   [Portugal, Informal]  Coisa ou situação complexa, difícil (ex.: mas que grande berbicacho; ainda há uns berbicachos para resolver). = BARBICACHO, EMPECILHO, PROBLEMA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/acobardamento [consultado em 04-12-2021]