Significado de acoalhava-vo-los

    A forma acoalhava-vo-lospode ser [primeira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de acoalharacoalhar] ou [terceira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de acoalharacoalhar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    acoalharacoalhar
    ( a·co·a·lhar

    a·co·a·lhar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo e intransitivo

    Coalhar.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    Histórico de pesquisas

    A palavra "acoalhava-vo-los" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Ainda ontem tive uma pequena discussão com uma amiga acerca da maneira de como se escreve ou como se diz uma palavra. A palavra em questão é o nome a que se chama ao aquecimento do interior de um carro. Será chofagem ou sofagem, ou ainda outra?


      Gostaria de saber se o emprego do verbo ir na frase abaixo está correto: Vocês irão? De acordo com o futuro do presente do indicativo a conjugação seria: eu irei, tu irás, ele irá, nós iremos, vós ireis, eles irão. Portanto, irão é a forma verbal do futuro do presente do indicativo para a terceira pessoa do plural e não para a segunda pessoa do plural. Não é isso?