Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

acerto

acertoacerto | n. m.
1ª pess. sing. pres. ind. de acertaracertar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

a·cer·to |ê|a·cer·to |ê|


(derivação regressiva de acertar)
nome masculino

1. Acto de acertar. = ACERTAMENTO

2. Ponderação, prudência, sensatez, tino.

3. Adaptação ou combinação harmoniosa, visando interesses comuns. = ACORDO, AJUSTE

4. Acontecimento inesperado. = ACASO, CASUALIDADE, SORTE

Confrontar: asserto.

a·cer·tar a·cer·tar

- ConjugarConjugar

(a- + certo + -ar)
verbo transitivo

1. Pôr certo.

2. Combinar bem.

3. Harmonizar.

4. [Informal]   [Informal]  Dar, pregar.

verbo intransitivo

5. Dar no alvo.

6. Não se enganar.

7. Atinar, adivinhar.

8. Acontecer.

Confrontar: assertar.
pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "acerto" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...Pedro Nava, Marcelo Rubens Paiva e Milton Hatoum, “O silêncio somos nós” é um acerto de contas com o próprio passado e com a história do Brasil..

Em Baú de Fragmentos: Enchendo esse mundo de causos

...do menino sem perspectivas, Schrader deixa claro que só é preciso prosseguir mediante um acerto de contas: não é possível empurrar tudo para debaixo do tapete – lição importante...

Em www.cinecasulofilia.com

alimentação de calibres de quartzo por energia solar ou os relógios conectados com acerto da hora por GPS são alguns dos avanços tecnológicos introduzidos pela Seiko ao longo...

Em Estação Cronográfica

No segundo tempo, o acerto ofensivo manteve-se com dois nomes em particular destaque: Victor Iturriza e Pedro Cruz também...

Em HELDER BARROS

forma proporcional e igualitária depois de acerto entre representantes da União, estados e municípios..

Em Caderno B
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber a vossa definição da palavra antropofágico e gostaria também que me dessem um exemplo de como a palavra escatológico pode ser usada com vários sentidos.
O adjectivo antropofágico designa o que é relativo a antropofagia ou a antropófago (cujas definições poderá encontrar no Dicionário da Língua Portuguesa On-line, seguindo as hiperligações) e pode, na maioria dos contextos, ser sinónimo de canibalesco.

O adjectivo escatológico diz respeito a escatologia, mas, atendendo a que esta palavra corresponde a dois homónimos (isto é, palavras que se escrevem e lêem de maneira igual, mas que têm significados e etimologias diferentes), pode ter significados diferentes consoante os contextos. Por exemplo, humor escatológico poderá dizer respeito ao humor feito com recurso a alusões aos excrementos e necessidades fisiológicas; por outro lado, filosofia escatológica poderá dizer respeito à filosofia que trata do que pode acontecer no fim do mundo ou no fim dos tempos.




Com o novo acordo ortográfico, como fica o verbo "prover" na terceira pessoa do plural no presente do indicativo? "proveem" (assim como ver -> veem) ou "provêem"?
Segundo o ponto 7.º da base IX do Acordo Ortográfico de 1990, as formas verbais terminadas em -êem deixam de ser acentuadas. É o caso da terceira pessoa do plural do presente do indicativo do verbo ver, que perde o acento circunflexo (vêem -> veem), dos verbos que se conjugam pelo mesmo paradigma (como antever, circunver, desprover, entrever, prever, prover, rever) e também dos verbos crer, ler e seus derivados (crêem -> creem, treslêem -> tresleem). Esta alteração aplica-se também à terceira pessoa do plural do presente do conjuntivo do verbo dar (dêem -> deem) e aos seus derivados (como antedar, desdar, redar, satisdar).

O conjugador online do FLiP pode ser uma ajuda a considerar nestes casos de dúvida. Funciona para português europeu e para português do Brasil, em ambos os casos com e sem o novo Acordo Ortográfico.

pub

Palavra do dia

e·ril e·ril


(latim aereus, -a, -um, de cobre ou bronze + -il)
adjectivo de dois géneros
adjetivo de dois géneros

1. Que é feito ou coberto de cobre, bronze ou latão.

2. Da cor do bronze. = BRÔNZEO


SinónimoSinônimo Geral: ÉREO

Confrontar: heril.
pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/acerto [consultado em 27-10-2021]