PT
BR
Pesquisar
Definições



vasqueiro

A forma vasqueiropode ser[adjectivoadjetivo] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
vasqueiro1vasqueiro1
( vas·quei·ro

vas·quei·ro

)


adjectivoadjetivo

1. Que causa vascas, convulsões ou ânsias.

2. [Figurado] [Figurado] Que é difícil de alcançar ou de obter. = CUSTOSO

3. Que é difícil de encontrar. = ESCASSO, RARO

4. Difícil, crítico.


nome masculino

5. [Informal] [Informal] Grande ruído ou agitação. = BASQUEIRO, ESPALHAFATO, ESTARDALHAÇO

etimologiaOrigem etimológica:vasca + -eiro.
vasqueiro2vasqueiro2
( vas·quei·ro

vas·quei·ro

)


adjectivoadjetivo

1. Que tem um desvio nos olhos. = ESTRÁBICO, VESGO

2. Enviesado, oblíquo, torto.


dar vasqueiro

Dar ou acertar de esguelha, de lado, e não em cheio.

etimologiaOrigem etimológica:alteração de vesgueiro.

Anagramas

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas


Qual o feminino de capataz? Isto porque tenho ouvido a palavra capataza quando se trata de uma mulher.
Por tradição lexicográfica, a palavra capataz vem registada em dicionários e vocabulários apenas como substantivo masculino, pelo facto de essa função ter sido ocupada maioritariamente por pessoas do sexo masculino. A forma capataza não surge registada em nenhuma obra de referência para o português. Assim, a palavra capataz poderá ser usada no masculino em relação a um referente de sexo feminino (ex.: Ela é o capataz da quinta) à semelhança de outros nomes em que o género da palavra não é igual ao sexo a que se refere (ex.: Ela é um bom garfo ou Ele é uma melga). Por outro lado, à semelhança do que tem acontecido com muitas profissões que hoje já não são exclusivamente desempenhadas por pessoas de sexo masculino, a palavra poderá ser usada como substantivo masculino e feminino (ex.: Ela é a capataz da quinta), como acontece em espanhol, língua de onde é originária a palavra.



É certo dizer mais grande?
A construção comparativa mais grande (ex.: *Esta casa é mais grande) ou mais grande (do) que (ex.: *O João é mais grande do que o Pedro) está incorrecta, como indica o asterisco. Segundo afirmam Celso Cunha e Lindley Cintra na Nova Gramática do Português Contemporâneo (Lisboa, Edições João Sá da Costa, 14.ª ed., 1998, p. 262), tal construção só se considera correcta quando é usada para confrontar duas qualidades do mesmo elemento (ex.: O livro é mais grande que largo; Eles são mais grandes que gordos).

Em português, o comparativo de superioridade dos adjectivos (aquele que exprime que um elemento da comparação possui uma qualidade em grau superior ao outro) forma-se, geralmente, através da anteposição do advérbio mais e da posposição da locução conjuntiva do que ou da conjunção que ao adjectivo (ex.: Ele é mais velho do que eu; O lápis é mais claro que o teu). Alguns adjectivos, porém, apresentam um comparativo irregular. É o caso de grande, que forma o comparativo de superioridade maior (ex.: O João é maior que o Pedro).