Significado de acelerara-se-mas

    A forma acelerara-se-maspode ser [primeira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de aceleraracelerar] ou [terceira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de aceleraracelerar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    aceleraracelerar
    ( a·ce·le·rar

    a·ce·le·rar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo, intransitivo e pronominal

    1. Tomar gradualmente mais rapidez.

    2. Tornar ou ficar mais intenso ou mais estimulado. = ATIVAR, ESTIMULAR, INTENSIFICAR

    verbo transitivo

    3. Aumentar a velocidade ou a rapidez. = APRESSAR, APRESSURAR

    4. Diminuir o tempo de espera ou de duração. = ABREVIAR, APRESSAR

    ≠ AntónimoAntônimo geral: DESACELERAR

    etimologiaOrigem:latim accelero, -are.

    Secção de palavras relacionadas

    iconeConfrontar: aceleirar.

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "acelerara-se-mas" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    aeróbico | adj.

    Que acelera a respiração e o consumo de oxigénio....


    arranco | n. m.

    Ato de arrancar....


    meado | adj. | n. m.

    Dividido ao meio; meio....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "acelerara-se-mas" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Minha dúvida de hoje se refere ao uso dos advérbios com terminação -mente. Exemplos: diretamente, comercialmente, industrialmente... São palavras não dicionarizadas, porém citadas no próprio dicionário na definição de outras palavras. Já a palavra conseqüentemente, muito usada na linguagem coloquial, também não é dicionarizada, mas imagino ser um erro ortográfico. Verdade? Gostaria de ter uma explicação a respeito da formação/construção desses advérbios (terminados em -mente). Creio estar no radical a chave do problema. No entanto, gostaria de ter mais segurança ao escrevê-los. Como saber se é um erro ou não, se nem todos os advérbios falados no dia-a-dia estão dicionarizados?


      Tenho uma dúvida em relação ao emprego ou não do hífen na palavra dessincronizar. A palavra escrita deste modo lê-se /de-ssin-cro-ni-zar/ e normalmente ouve-se pronunciar /des-sin-cro-ni-zar/. Ou seja, o prefixo des- normalmente não perde a sua autonomia quando pronunciado. Neste caso não se devia também usar o hífen? Ou será que o termo dessincronizado é normalmente mal pronunciado, separando-se os dois ss?