Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

acachoar

acachoaracachoar | v. intr. | v. tr.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

a·ca·cho·ar a·ca·cho·ar

- ConjugarConjugar

verbo intransitivo

1. Formar cachão.

verbo transitivo

2. Pôr em cachão.

pub

Parecidas

Anagramas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Dúvidas linguísticas


Gostaria que me esclarecessem acerca da leitura da palavra austero. Na 2ª sílaba dever-se-á ler como uma vogal aberta ou fechada? Ainda que a palavra em questão não contenha qualquer acento, qual a forma de leitura: áustero ou austéro?
O adjectivo austero é uma palavra grave, isto é, tem o acento de intensidade na penúltima sílaba (austero) e a pronúncia da vogal desta sílaba deverá ser e aberto (idêntico ao e da palavra ). Se esta palavra fosse esdrúxula, isto é, acentuada na antepenúltima sílaba, teria de apresentar acento gráfico (*áustero; o asterisco indica incorrecção ortográfica), como todas as palavras esdrúxulas do português (ex.: antídoto, cálice, cómico, técnico, telúrico).



Gostaria de saber de onde vem a expressão modelo heurístico e também o seu significado.
A locução modelo heurístico é formada pelo substantivo modelo e pelo adjectivo heurístico que, por sua vez, nos remete para heurística, a cujas definições poderá aceder seguindo as hiperligações. Esta locução é frequentemente usada em muitas áreas do conhecimento, em geral para designar um conjunto de métodos e regras que prevê ou leva a uma descoberta ou à resolução de problemas, normalmente através de uma aproximação gradual. Do ponto de vista etimológico, heurístico e heurística têm origem no verbo grego heurísko "descobrir, encontrar", cuja forma heúreka "encontrei" (sendo a forma portuguesa heureca ou eureca) foi consagrada como exclamação usada quando se faz uma descoberta importante (tradicionalmente atribuída a Arquimedes ao descobrir um princípio da física).
pub

Palavra do dia

es·ter·nu·ta·tó·ri·o es·ter·nu·ta·tó·ri·o


(latim sternuto, -are, espirrar + -tório)
adjectivo
adjetivo

1. Que provoca espirros. = ERRINO, PTÁRMICO

2. Em que há espirros (ex.: crise esternutatória; episódio esternutatório).

nome masculino

3. Medicamento que faz espirrar.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/acachoar [consultado em 05-12-2022]