Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

absoluto

absolutoabsoluto | adj. | n. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

ab·so·lu·to ab·so·lu·to


(latim absolutus, -a, -um)
adjectivo
adjetivo

1. Que não é relativo.

2. [Por extensão]   [Por extensão]  Independente, único.

3. Que não tem peias nem restrições.

4. Que é único ou forma sozinho um elemento.

5. Que manda ou domina com autoridade, sem admitir concessões. = AUTORITÁRIO, IMPERIOSO

nome masculino

6. O que existe independente.


em absoluto
De maneira nenhuma; absolutamente.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "absoluto" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

É o fundo do degredo absoluto !!

Em O INDEFECTÍVEL

algumas de lazer absoluto ..

Em insignificante

...aos seus titulos mais famosos dos videojogos principalmente aqueles que se tornaram um sucesso absoluto , ligando mais uma vez o mundo das consolas e do cinema com produçoes...

Em Bateman's critics

...exibição de Eusébio, cilindrando o Real de Madrid que era, até aí, o dominador absoluto da Taça dos Campeões Europeus, com cinco vitórias nas primeiras cinco edições da prova..

Em O INDEFECTÍVEL

Em Portugal é, por larga margem, recorde absoluto ..

Em Vedeta da Bola
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


A minha questão é sobre a palavra transgénico, relativamente à alteração genética de vegetais e plantas. Como se diz correctamente?
A dúvida parece recair sobre a pronúncia do -s- na primeira sílaba da palavra transgénico. Se as sílabas fossem lidas pausadamente, a sua transcrição corresponderia a trans [trãZ] - ['] - ni [ni] - co [ku], o que originaria uma repetição do som [Z] (este símbolo representa o som da letra j em já ou judo, mas é também o som correspondente à letra s quando esta precede uma consoante sonora, como o som [Z]): [trãZ'ZÈniku]. No entanto, como o nosso sistema articulatório tem dificuldade em pronunciar duas consoantes idênticas seguidas, elas são fundidas num só som: [trã'ZÈniku].




O nome das disciplinas escreve-se com maiúsculas?
Apesar de usualmente as disciplinas ou áreas de estudo surgirem grafadas em maiúscula, existe grande flexibilidade na maiusculização em casos como este.

O Acordo Ortográfico de 1945, válido para a norma europeia do português, apenas previa, na sua Base XLIII, a colocação de maiúsculas “nos nomes de ciências, ramos científicos e artes, quando designam disciplinas escolares ou quadros de estudo pedagogicamente organizados: aluno de Medicina; licenciou-se em Direito [...]”.

O Formulário Ortográfico de 1943, válido para a norma brasileira do português, previa, no ponto 6.º da sua Base XVI, o uso de inicial maiúscula "nos nomes que designam artes, ciências ou disciplinas, bem como nos que sintetizam, em sentido elevado, as manifestações do engenho do saber".

O Acordo Ortográfico de 1990, válido para todas as variedades do português, estabelece a opcionalidade de letra minúscula ou maiúscula nestes casos. Com efeito, a alínea g) do ponto 1.º da Base XIX do Acordo de 1990 prevê letra inicial minúscula para "nomes que designam domínios do saber, cursos e disciplinas (opcionalmente, também com maiúscula)".

pub

Palavra do dia

qui·cha·ça qui·cha·ça


(alteração de cachaça)
nome feminino

[Brasil, Informal]   [Brasil, Informal]  Acto ou estado de quem repete ou mantém uma afirmação, uma acção ou um comportamento, sem desistir ou aceitar recusa. = CASMURRICE, OBSTINAÇÃO, TEIMA, TEIMOSIA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/absoluto [consultado em 20-05-2022]