Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

abafado

abafadoabafado | adj. | adj. n. m.
masc. sing. part. pass. de abafarabafar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

a·ba·fa·do a·ba·fa·do


(particípio de abafar)
adjectivo
adjetivo

1. Que se abafou.

2. Dificilmente respirável.

3. Mal ventilado.

4. Sonegado, oculto.

5. Muito enroupado.

adjectivo e nome masculino
adjetivo e nome masculino

6. [Enologia]   [Enologia]  Diz-se de ou vinho de cujo mosto se impediu a fermentação através da adição de aguardente vínica ou de álcool vínico.


a·ba·far a·ba·far

- ConjugarConjugar

(a- + bafo + -ar)
verbo transitivo

1. Impedir o arrefecimento de.

2. Sufocar.

3. Fazer diminuir a intensidade de.

4. Fazer com que não se ouça ou não se divulgue.

5. Impedir o desenvolvimento de.

6. Sonegar.

7. Matar por asfixia.

8. Impedir a combustão de. = APAGAR

9. [Por extensão]   [Por extensão]  Levar preso, meter na cadeia.

verbo intransitivo

10. Não poder respirar.

11. [Figurado]   [Figurado]  Ficar aniquilado.

verbo transitivo e intransitivo

12. [Brasil, Informal]   [Brasil, Informal]  Ter sucesso, ser incrível ou sobressair em algo. = ARRASAR, LACRARFRACASSAR

verbo pronominal

13. Enroupar-se, agasalhar-se contra o frio.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "abafado" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Ele também afirmou que o tiroteio foi abafado para evitar uma ação de

Em NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO AVIATION NEWS

...tido nas suas mãos as provas certas da inocência de Dreyfus e de tê-las abafado , de se tornar culpado deste crime de lesa-humanidade com um objetivo político e

Em Geopedrados

Deixe abafado 10 minutos, Entretanto corte cuidadosamente um tampa ao pão e escave o miolo do...

Em As minhas Receitas

vai ser ABAFADO ..

Em Coluna D'Águias Gloriosas

que está a ser ABAFADO claro..

Em Coluna D'Águias Gloriosas
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber como se escreve um valor quebrado de porcentagem por extenso. Pois se 10% eu escrevo "dez por cento", então como eu escreveria 10,30%?
Para escrever por extenso um número inteiro seguido de um valor fraccionário decimal (ex.: 10,30%), poderá referir a vírgula por extenso (ex.: dez vírgula trinta por cento ou dez vírgula três por cento) ou, alternativamente (e esta será uma forma menos usual), utilizar os numerais fraccionários a seguir aos numerais cardinais (ex.: dez e trinta centésimos por cento ou dez e três décimos por cento). Nesta última hipótese, pode ainda ser usado o adjectivo inteiro para melhor distinguir os numerais cardinais dos fraccionários (ex.: dez inteiros e trinta centésimos por cento ou dez inteiros e três décimos por cento) ou ainda utilizar o adjectivo percentual em vez da locução por cento (ex.: dez e trinta centésimos percentuais; dez e três décimos percentuais). Perante as várias possibilidades, é de referir que a opção tomada deverá ser mantida ao longo de um mesmo texto, sempre que referir este tipo de números, por uma questão de coerência textual.



Tenho um conjunto de dúvidas do dicionário técnico sobre a forma de escrita das palavras: microrrechupe ou micro rechupe; sobreaquecimento ou sobre aquecimento; sobreespessura ou sobre espessura; hipereutéctico ou hiper eutéctico?
De acordo com a tradição lexicográfica, o prefixo micro- aglutina-se sempre ao elemento que se lhe segue (ex.: microeconomia, microfilme, microonda). Quando esse elemento começa por r ou s, verifica-se a duplicação dessas letras (ex.: microrradiografia, microssismo). Logo, a forma correcta é microrrechupe.

De acordo com a base XXIX do Acordo Ortográfico de 1945, o prefixo sobre- só é seguido de hífen quando o elemento que se lhe segue começa por h (ex.: sobre-humano). No caso de o elemento começar por r ou s, verifica-se, tal como no prefixo micro-, a duplicação dessas letras (ex.: sobrerrosado, sobressair). Nos restantes casos, o prefixo aglutina-se ao elemento imediato (ex.: sobreeminente, sobredente). Sendo assim, as formas correctas são sobreaquecimento e sobreespessura. No entanto, com a aplicação do Acordo Ortográfico de 1990, e segundo o disposto na Base XVI, 1.º, alínea b), utiliza-se o hífen “nas formações em que o prefixo ou pseudoprefixo termina na mesma vogal com que se inicia o segundo elemento”, pelo que passa a escrever-se sobre-espessura.

Quanto ao prefixo hiper-, ele é seguido de hífen quando o elemento seguinte começa por h ou r (ex.: hiper-hedonismo, hiper-realismo). Nos restantes casos aglutina-se (ex.: hiperácido, hipersensível). A forma correcta é por isso hipereutéctico.

pub

Palavra do dia

ses·qui·pe·dal ses·qui·pe·dal


(latim sesquipedalis, -e)
adjectivo de dois géneros
adjetivo de dois géneros

1. Que tem pé e meio de comprido.

2. [Jocoso]   [Jocoso]  Que é muito grande (ex.: ignorância sesquipedal; versos sesquipedais).

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/abafado [consultado em 23-01-2022]