Significado de açaima-se-mo

    A forma açaima-se-mopode ser [segunda pessoa singular do imperativo de açaimaraçaimar] ou [terceira pessoa singular do presente do indicativo de açaimaraçaimar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    açaimaraçaimar
    ( a·çai·mar

    a·çai·mar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Pôr açaime a.

    2. Fazer calar. = SILENCIAR

    3. Refrear, conter, reprimir.

    = SinónimoSinônimo geral: AÇAMAR, ACEIMAR

    etimologiaOrigem:açaime + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "açaima-se-mo" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    fiscela | n. f.

    Peça, geralmente de couro ou de metal, que se põe aos animais para não morderem....


    focinheira | n. f.

    Parte carnuda da cabeça do porco usada na alimentação....


    açamar | v. tr.

    O mesmo que açaimar....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "açaima-se-mo" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Minha dúvida de hoje se refere ao uso dos advérbios com terminação -mente. Exemplos: diretamente, comercialmente, industrialmente... São palavras não dicionarizadas, porém citadas no próprio dicionário na definição de outras palavras. Já a palavra conseqüentemente, muito usada na linguagem coloquial, também não é dicionarizada, mas imagino ser um erro ortográfico. Verdade? Gostaria de ter uma explicação a respeito da formação/construção desses advérbios (terminados em -mente). Creio estar no radical a chave do problema. No entanto, gostaria de ter mais segurança ao escrevê-los. Como saber se é um erro ou não, se nem todos os advérbios falados no dia-a-dia estão dicionarizados?


      Gostaria de saber se o emprego do verbo ir na frase abaixo está correto: Vocês irão? De acordo com o futuro do presente do indicativo a conjugação seria: eu irei, tu irás, ele irá, nós iremos, vós ireis, eles irão. Portanto, irão é a forma verbal do futuro do presente do indicativo para a terceira pessoa do plural e não para a segunda pessoa do plural. Não é isso?