PT
BR
Pesquisar
Definições



Torna

A forma Tornapode ser [segunda pessoa singular do imperativo de tornartornar], [terceira pessoa singular do presente do indicativo de tornartornar] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
torna1torna1
( tor·na

tor·na

)


nome feminino

1. O que se dá a mais para igualar o valor do que se troca. = SUPLEMENTO, VOLTA

2. Compensação em dinheiro que o herdeiro melhorado em partilha dá aos co-herdeiros para ficarem todos com igual quinhão (ex.: o programa de financiamento prevê crédito para o pagamento de tornas).

3. [Regionalismo] [Regionalismo] [Agricultura] [Agricultura] Faixa de terreno de cultivo, geralmente delimitada por regos (ex.: plantou duas tornas de cebolas).

4. [Portugal, Informal] [Portugal, Informal] Ferramenta usada para perfurar ou demolir, que funciona geralmente por acção de ar comprimido. = MARTELO PNEUMÁTICO

etimologiaOrigem etimológica:derivação regressiva de tornar.
torna2torna2
( tor·na

tor·na

)


nome feminino

Espécie de pálio indiano.

etimologiaOrigem etimológica:sânscrito torana.
tornartornar
( tor·nar

tor·nar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo intransitivo

1. Voltar; regressar; volver.

2. Repetir.


verbo transitivo

3. Fazer, mudar para; volver.

4. Restituir.

5. Dar torna ou volta.

6. Responder.

7. Imputar.

8. Traduzir, verter.

9. Dar torna ou compensação em dinheiro aos outros herdeiros menos favorecidos para ficarem todos com igual quinhão.

10. Dar volta aos arcos das vasilhas com a tornadura.


tornar a si

Recuperar os sentidos.

tornar em si

O mesmo que tornar a si.

tornar mão

Resistir.

etimologiaOrigem etimológica:latim torno, -are.

Auxiliares de tradução

Traduzir "Torna" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Como devo falar ou escrever: "o Departamento a que pertence o funcionário" ou "o Departamento ao qual pertence o funcionário".
Nenhuma das expressões que refere está incorrecta, uma vez que, em orações subordinadas adjectivas relativas, o pronome relativo que pode, de uma maneira geral, ser substituído pelo seu equivalente o qual, que deverá flexionar em concordância com o género e número do antecedente (ex.: os departamentos aos quais pertence o funcionário). No caso em questão, o pronome relativo tem uma função de objecto indirecto do verbo pertencer, que selecciona complementos iniciados pela preposição a, daí que os pronomes que e o qual estejam antecedidos nestas expressões por essa preposição (a que e ao qual).

É de notar que a utilização da locução pronominal o qual e das suas flexões não deve ser feita quando se trata de uma oração relativa adjectiva restritiva que não é iniciada por preposição, isto é, quando a oração desempenha a função de um adjectivo que restringe o significado do antecedente (ex.: o departamento [que está em análise = analisado] vai ser reestruturado; *o departamento o qual está em análise vai ser reestruturado [o asterisco indica agramaticalidade]).