PT
BR
Pesquisar
Definições



Tampos

A forma Tampospode ser[nome masculino plural] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
tampotampo
( tam·po

tam·po

)
Imagem

MúsicaMúsica

Cada uma das duas peças que formam a frente e o fundo de um instrumento de corda (ex.: tampo superior; violino com tampo em abeto).


nome masculino

1. Peça circular onde se entalham as aduelas das cubas ou objectos análogos.

2. [Música] [Música] Cada uma das duas peças que formam a frente e o fundo de um instrumento de corda (ex.: tampo superior; violino com tampo em abeto).Imagem

3. Face horizontal dos degraus de madeira.Imagem

4. Aquilo que exala cheiro fétido.

5. Pedaço de pele, tirado de rês encontrada morta.

tampos


nome masculino plural

6. [Informal] [Informal] Miolos.

7. Juízo.

8. [Calão] [Tabuísmo] O hímen, a virgindade.

Auxiliares de tradução

Traduzir "Tampos" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Qual a forma correta: "Ela é mais alta do que ele" ou "Ela é mais alta que ele"?
Ambas as frases estão correctas porque tanto a conjunção que quanto a locução conjuncional do que introduzem o segundo termo de uma comparação, conforme pode verificar clicando na hiperligação para o Dicionário Priberam.

Geralmente, do que pode ser substituído por que: este é ainda pior do que o outro = este é ainda pior que o outro, é preferível dizer a verdade do que contar uma mentira = é preferível dizer a verdade que contar uma mentira.

No entanto, quando o segundo termo da comparação inclui um verbo finito, como em o tecido era mais resistente do que parecia, a substituição da locução do que por que não é possível e gera agramaticalidade: *o tecido era mais resistente que parecia.




Qual a forma correcta de dizer em português: biossensor ou biosensor?
A grafia correcta, apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários por nós consultados, deverá ser biossensor, por analogia com outras palavras formadas a partir do prefixo de origem grega bio-, que exprime a noção de “vida”: biossatélite, biossintético, biossistema, etc. Este comportamento é também análogo ao de alguns prefixos terminados em o, como sejam retro-, socio- e tecno-, que obrigam à duplicação do r e do s quando o elemento ao qual se apõem se inicia por uma dessas consoantes.