PT
BR
Pesquisar
Definições



bufê

Será que queria dizer Bufe?
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
bufêbufê
( bu·fê

bu·fê

)
Imagem

Móvel para serviço de iguarias e bebidas em festas e reuniões.


nome masculino

1. Móvel comprido, geralmente de sala de jantar, dotado de arrumação na parte de baixo (para louça, copos, toalhas) e de um tampo que serve de apoio (para pratos ou travessas com comida) durante as refeições. = BUFETE

2. Móvel para serviço de iguarias e bebidas em festas e reuniões.Imagem = BUFETE

3. Refeição onde as pessoas se podem servir da comida e bebida dispostas num móvel ou numa mesa. = BUFETE

4. Conjunto das comidas e bebidas servidas nesse tipo de refeição.Imagem = BUFETE

5. Sala, divisão ou estabelecimento onde se faz serviço de refeição em que as pessoas se servem de comida e bebida dispostos em móveis para o efeito. = BUFETE

6. [Brasil] [Brasil] Empresa especializada no serviço desse tipo de refeição em eventos públicos.

7. Casa de pasto em estações de caminho-de-ferro. = BUFETE

etimologiaOrigem etimológica: francês buffet.
bufêbufê

Anagramas

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Tenho uma dúvida sobre a existência ou não da palavra desposicionado, ou seja, utilizo a expressão para dizer o contrário de posicionado. Por exemplo: Um jogador está bem posicionado no campo, ou está desposicionado (quando não está bem posicionado).
O verbo desposicionar (assim como o adjectivo participial desposicionado) não se encontra registado em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, mas as pesquisas em corpora e na Internet evidenciam que se trata de palavra bastante usada actualmente em contextos desportivos, com o significado "sair da posição previamente definida" ou "deslocar-se da posição regulamentar".

Esta palavra tem uma formação regular através da aposição do prefixo des- (muito produtivo em português) ao verbo posicionar, pelo que, apesar de não se encontrar ainda atestada em obras lexicográficas, o seu uso é inteiramente lícito.




Gostaria de saber se, se eu escrever como escrevia anteriormente (com a ortografia anterior ao Acordo Ortográfico), está ortograficamente errado ou também é aceite? Exemplo: "correcto" ou "correto"? Qual deles está oficialmente? Ou estarão os dois?
Quando o novo Acordo Ortográfico estiver em vigor em Portugal, apenas a forma "correto" será considerada ortograficamente certa, correspondendo a forma "correcto" a uma grafia anterior à vigência do acordo, uma vez que este preconiza que não sejam escritas as consoantes que não são proferidas na chamada norma culta (base IV, 1.º, alínea b).
O utilizador da língua pode optar por utilizar a nova ortografia ou não, uma vez que não pratica qualquer ilícito contravencional, isto é, manter a ortografia anterior ao novo Acordo Ortográfico não tem qualquer consequência legal, mesmo após o período de transição de 6 anos previsto legalmente (em Portugal). No entanto, quando houver uma generalização da nova ortografia, nomeadamente na comunicação social e em contexto escolar, pode ser importante e útil a aprendizagem dessa nova ortografia por motivos sociais e profissionais. A partir de determinada altura, a noção de erro ortográfico vai abranger formas que actualmente são práticas correntes, da mesma forma que actualmente são considerados erros ortográficos práticas ortográficas alteradas pelo Acordo de 1945 (como diccionário ou sciência), ou pela alteração de 1973 (como pràticamente ou sòzinho).