Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

Reitores

masc. pl. de reitorreitor
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

rei·tor |ô|rei·tor |ô|


(latim rector, -oris)
nome masculino

1. O que rege ou dirige.

2. Chefe de um estabelecimento de instrução secundária ou superior.

3. Director de um estabelecimento de uma universidade.

4. Pároco de freguesia ou pequena povoação. = ABADE, CURA, PADRE, PRIOR, SACERDOTE

adjectivo
adjetivo

5. Que rege ou guia determinado comportamento ou acção (ex.: critérios reitores; órgão reitor; políticas reitoras; princípio reitor).

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "Reitores" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...Maria Sudbrack e pelos professores Marcelo Paulo Stracke e Ezequiel Plinio Albarello, respectivamente Pró- Reitores

Em www.rafaelnemitz.com

...fazendo uma liberação para todo mundo, para facilitar e para agilizar a vida dos reitores e gestores

Em Caderno B

...fazendo uma liberação para todo mundo, para facilitar e para agilizar a vida dos reitores e gestores” , afirmou Godoy, sem explicar se os valores inicialmente previstos serão liberados...

Em www.rafaelnemitz.com

A entidade, que representa os reitores das universidades federais, afirmou que o governo federal teria bloqueado R$ 763 milhões de...

Em Caderno B

Universidades não vão pagar água e luz já neste mês, dizem reitores , após novo corte do governo Bolsonaro O Dia Genial/Quaest: Lula aparece na liderança...

Em Rede Brasil de Noticias - O Point da Informação
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Não encontro em dicionários a palavra discursante. Será aceitável como sinónimo de discursista ou discursador?
Apesar de não se encontrar em nenhum dicionário consultado, a palavra discursante está registada pelo menos em duas obras de referência, no Grande Vocabulário da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado (Âncora Editora, Lisboa, 2001) e no Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras, mas apenas como adjectivo (ex.: O convidado discursante enganou-se) e não como substantivo (ex.: O discursante enganou-se). No entanto, a palavra discursante segue as regras de boa formação da língua portuguesa e não há motivo, a não ser a tradição lexicográfica, para não poder ser sinónimo de discursista e de discursador, seja como substantivo seja como adjectivo.



Gostaria de saber se a utilização do verbo "comer" como substantivo, em vez do mais comum "comida" pode ser considerada correcta, por exemplo nas seguintes expressões: "o comer está óptimo" ou "vou preparar o comer"
Não há nenhuma incorrecção nas frases o comer está óptimo ou vou preparar o comer, mas o substantivo comer é por vezes considerado como sendo próprio de um registo de língua informal.

Este tipo de derivação por mudança de categoria gramatical sem alteração da forma (neste caso obtém-se um substantivo a partir de um verbo) denomina-se conversão ou derivação imprópria (por não ter a junção de afixos) e é muito usual na língua (ex.: o saber não ocupa lugar, achava interessante o falar do ancião).

pub

Palavra do dia

ce·ráu·ni·co ce·ráu·ni·co


(grego keraunós, -oû, raio + -ico)
adjectivo
adjetivo

[Meteorologia]   [Meteorologia]  Relativo a raios ou relâmpagos (ex.: actividade ceráunica; índice ceráunico; mapa ceráunico).

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/Reitores [consultado em 03-12-2022]