PT
BR
    Definições



    Regente

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    regenteregente
    ( re·gen·te

    re·gen·te

    )


    adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

    1. Que rege ou dirige. = REGEDOR

    2. Diz-se da palavra a que outra está subordinada.


    adjectivo de dois géneros e nome de dois génerosadjetivo de dois géneros e nome de dois géneros

    3. Que ou quem rege interinamente um Estado, geralmente devido a menoridade ou impossibilidade de rei ou rainha (ex.: príncipe regente; o regente reinou durante 8 anos).

    4. Que ou quem é encarregado da regência de um estabelecimento (geralmente de beneficência, sob a superintendência de um director).

    5. Que ou quem é responsável por uma cadeira do ensino superior (ex.: professor regente; ele é o regente de matemática).


    nome de dois géneros

    6. [Música] [Música] Chefe de uma orquestra. = MAESTRO

    7. Pessoa com funções específicas estabelecidas pelo Estado para determinada região (ex.: regente agrícola; regente escolar; regente florestal).

    etimologiaOrigem:latim regens, -entis.

    Secção de palavras relacionadas

    Significado de regente

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "Regente" para: Espanhol Francês Inglês


    Dúvidas linguísticas


    Agradecia que me dessem a vossa opinião quanto à classificação sintáctica da oração e não sei quem é que se encontra nos seguintes versos pessoanos: "É curioso que toda a vida do indivíduo que ali mora, e não sei quem é, atrai-me só por essa luz visitada de longe".


    No corrector do Flip 7 defrontei-me com um erro assinalado em "karateca". Por outro lado "carateca" não é considerado como erro. Em português de Portugal, isto a fazer fé no dicionário de Português da Porto Editora, o praticante de "karaté" é um "karateca". Ao que parece, no Brasil, um praticante de "karaté" é um "carateca". Portanto acho que a palavra "karateca" deveria ser incluída no léxico de português de Portugal, e deveria ser eliminada a palavra "carateca" por pertencer ao léxico brasileiro. É óbvio que isto tem a ver com opções difíceis na grafia das palavras de origem estrangeira.