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tremias

formidável | adj. 2 g.

Tremendo; pavoroso; medonhamente grande....


tremebundo | adj.

Que treme (ex.: mão tremebunda)....


tremendo | adj.

Que faz tremer; horrível....


galho | n. m.

Ramo de árvore pouco grosso....


medonho | adj. | n. m.

Que causa medo....


firme | adj. 2 g. | n. m.

Que não se move; fixo....


umlaut | n. m.

Influência de uma vogal final átona sobre a vogal radical tónica....


queixo | n. m. | n. m. pl.

Maxila dos vertebrados....


tremedal | n. m. | adj. 2 g.

Terreno alagadiço....


tremelga | n. f.

Raia que chega a atingir 1 m de comprimento, possui de cada lado da cabeça um órgão eléctrico cujas descargas são capazes de paralisar as presas e de entorpecer um homem....


tremido | adj. | n. m.

Que treme....


trémulo | adj. | n. m.

Que treme ou tremula....


tremedor | adj. n. m. | n. m.

Que ou aquele que treme....


diérese | n. f.

Separação dos tecidos orgânicos cuja contiguidade pode ser nociva....



Dúvidas linguísticas



Não será a palavra revivalismo portuguesa? Porque não existe no dicionário? Será um estrangeirismo? Mas quantos não foram já "absorvidos" por tão correntes no português escrito e falado?
A palavra revivalismo, apesar de não se encontrar na nomenclatura do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, encontra-se registada noutros dicionários de língua portuguesa como, por exemplo, o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (Academia das Ciências de Lisboa/Verbo, Lisboa, 2001). Deriva da palavra inglesa revivalism e refere-se ao ressurgimento de ideias, modas ou tendências que fizeram parte do passado.



Gostaria de saber porque é que que o verbo miar, e outros que indicam o modo de comunicação de animais irracionais, só se conjuga na 3ª pessoa. E assim sendo, a frase "Quando tu mias assim fico contente" teria um erro ortográfico? Não se pode falar em discurso directo com um animal? Não se pode reproduzir um diálogo (miado) entre gatos, escrevendo "Tu mias muito bem, mas não me alegras".
Os verbos referentes às vozes dos animais são geralmente considerados unipessoais pelas gramáticas tradicionais, isto é, são apresentados como tendo flexões apenas na 3.ª pessoa, quer do singular quer do plural (mia, miam, miava, miavam, etc.). No entanto, existem obras, como o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (Lisboa, Círculo de Leitores, 2002) ou o Dicionário dos Verbos Portugueses (Porto, Porto Editora, s. d.), que apresentam verbos como miar conjugados em todas as pessoas e tempos, uma vez que podem, em sentido figurado ou em contextos específicos, ser utilizados segundo o paradigma dos verbos regulares.

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