PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

trâmites

per saltum | loc.

Sem cumprir todos os trâmites ou graus intermediários (ex.: progressão per saltum; recurso per saltum)....


sob-roda | n. f.

Aquilo que, desviando do seu trâmite a roda de um veículo, lhe ocasiona algum sinistro....


tramitação | n. f.

Conjunto dos trâmites necessários....


trâmite | n. m. | n. m. pl.

Processo pelo qual tem de passar um acto ou documento para chegar à autoridade competente ou para ter a devida resolução (ex.: recomenda-se o seguimento dos trâmites legais)....


tramitacional | adj. 2 g.

Relativo a tramitação ou aos trâmites necessários (ex.: procedimentos tramitacionais; processo tramitacional)....


tramitado | adj.

Que tramitou; que seguiu os trâmites....


burocrata | n. 2 g.

Funcionário administrativo que cumpre de forma rígida e cega os trâmites e torna o serviço demorado e ineficiente....


vigilantismo | n. m.

Prática que consiste em vigiar, denunciar e eventualmente punir comportamentos ilícitos ou criminosos, sem ter autoridade legal ou sem seguir os trâmites da justiça nem a conformidade com o direito....


vigilantista | adj. 2 g. n. 2 g. | adj. 2 g.

Que ou quem defende ou exerce o vigilantismo, a prática de vigiar, denunciar e eventualmente punir comportamentos ilícitos ou criminosos, sem ter autoridade legal ou sem seguir os trâmites da justiça nem a conformidade com o direito (ex.: ideologia vigilantista; organização de vigilantistas)....


tramitar | v. intr.

Seguir os trâmites....



Dúvidas linguísticas



Gostaria que me informassem se a palavra sedeado existe. Esta palavra é normalmente utilizada de forma generalizada, com o seguinte significado: "com sede em". Uma vez que não consigo encontrar esta palavra em nenhum dicionário ou prontuário, gostaria apenas de saber se ela existe na língua portuguesa.
A forma correcta da palavra que procura com o significado "que tem sede em" é sediado e não sedeado. Esta existe, mas tem um outro significado, como poderá constatar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa na entrada sedear.

Ambas as formas (sediar e sedear) se encontram registadas em vários dicionários de língua portuguesa.




O nome das disciplinas escreve-se com maiúsculas?
Apesar de usualmente as disciplinas ou áreas de estudo surgirem grafadas em maiúscula, existe grande flexibilidade na maiusculização em casos como este.

O Acordo Ortográfico de 1945, válido para a norma europeia do português, apenas previa, na sua Base XLIII, a colocação de maiúsculas “nos nomes de ciências, ramos científicos e artes, quando designam disciplinas escolares ou quadros de estudo pedagogicamente organizados: aluno de Medicina; licenciou-se em Direito [...]”.

O Formulário Ortográfico de 1943, válido para a norma brasileira do português, previa, no ponto 6.º da sua Base XVI, o uso de inicial maiúscula "nos nomes que designam artes, ciências ou disciplinas, bem como nos que sintetizam, em sentido elevado, as manifestações do engenho do saber".

O Acordo Ortográfico de 1990, válido para todas as variedades do português, estabelece a opcionalidade de letra minúscula ou maiúscula nestes casos. Com efeito, a alínea g) do ponto 1.º da Base XIX do Acordo de 1990 prevê letra inicial minúscula para "nomes que designam domínios do saber, cursos e disciplinas (opcionalmente, também com maiúscula)".


Ver todas